Notícia

 02/01/2012 | ECONOMIA

Sai a taxa do PIB da Bahia em 2011 e o resultado da avaliação de 2009

O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal medidor do crescimento econômico de uma região. Chega-se ao PIB somando os valores de todos os serviços e bens produzidos na região em um determinado período.

Alguns fatores ajudam ao crescimento ou a queda do PIB. Salários mais altos que juros provocam o crescimento, salários mais baixos que os juros caem. Quanto maior for o poder de compra da população o PIB cresce, ao contrário tem queda. Outro fator importante são os investimentos que a região recebe no período de análise do crescimento ou declínio do PIB. Aumento da produção industrial e novos investimentos produtivos, aumento do número de pessoas contratadas. Além de investimentos do governo

A Bahia apresentou um crescimento de 2,5% do PIB em 2011. A crise mundial que desacelerou o crescimento da economia brasileira aparece como responsável pelo baixo crescimento da economia baiana, que em 2010 cresceu 7,5%. A agropecuária ano registrou uma safra recorde de 7,6 milhões de toneladas de grãos, sendo um dos setores em 2011 responsáveis pelo crescimento do estado. O Setor de Bens e Serviços também representou bom desempenho no estado, registrando um crescimento de 7,7%.

A avaliação do PIB de 2009 trouxe como resultados o crescimento para alguns municípios baianos que acenderam no ranking: Vitória da Conquista e Ilhéus, subindo uma posição cada, devido a atividades do comércio. Salvador manteve-se no primeiro lugar, seguido do município de Camaçari 8,87% do PIB estadual daquele ano. São Francisco do Conde, vem em seguida com 8,34%, Feira de Santana com 4,64%.

Candeias ficou em quinto lugar com 2,35%, Vitória da Conquista em sexto, 2,29%. Fechando o ranking da avaliação dos 10 primeiros municípios levando em consideração a avaliação de 2009 vem Simões Filho, 2,19%, Lauro de Freitas, 1,95%, Itabuna, 1,66% e Ilhéus com 1,40%.

Comentários alimentados por Disqus