Notícia

 17/08/2011 | OUTROS

Ausência de contas sem ressalvas leva TCM e UPB ao interior do estado

Dados do TCM-BA destacam que dos 417 municípios baianos, 318 tiveram as contas municipais de 2009 aprovadas com ressalvas e 99 tiveram as contas reprovadas. Com o intuito de mudar este quadro, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) estão promovendo 12 encontros regionais pela Bahia para capacitar os gestores municipais quando a prestação de contas. O próximo acontece em Ilhéus nesta sexta-feira, dia 19 de agosto.

De acordo com o presidente do TCM-BA, o conselheiro Paulo Maracajá Pereira, "muitos prefeitos têm as contas reprovadas ou com ressalvas por não terem o conhecimento necessário das leis que fiscalizam a gestão pública. Muitos problemas nas prestações acontecem pela fala de diálogo com o TCM".

Principal articulador e idealizador dos encontros regionais, o presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, afirma que, "com os encontros os prefeitos têm a oportunidade única e inédita no país de debater cara-a-cara com os inspetores do TCM os principais problemas para a prestação de contas. Nunca isso foi possível. Hoje conseguimos graças à vontade dos políticos em fazerem uma gestão pública com transparência". 

Depois de passar por Salvador, Porto Seguro, Camaçari, Santa Maria da Vitória, Irecê, Juazeiro e Jacobina, agregando mais de cinco mil e quinhentos participantes, agora é a vez dos municípios da região do litoral sul participarem do Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais que acontece no dia 19 de agosto, das 08h às 18h, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, no município de Ilhéus.

PRÓXIMOS ENCONTROS - Os próximos encontros acontecerão nas cidades de Vitória da Conquista (02 de setembro); Rui Barbosa (16 de setembro); Alagoinhas (30 de setembro); Jequié (14 de outubro); e Serrinha (28 de outubro).

 

Serviço: 

Evento: Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais em  Ilhéus 

Data: 19 de agosto de 2011

Horário: 8h às 18h

Inscrições: no dia e local do evento

Local: Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães (Av. Soares Lopes, s/n - Cidade Nova - Ilhéus / BA)

 

Comentários alimentados por Disqus