Notícia

 27/07/2011 | OUTROS

MDS divulga consórcios municipais que receberão recursos para construção de cisternas no Semiárido

A Associação Brasileira de Municípios informa que saiu a lista com os nomes dos consórcios públicos de municípios selecionados para receber recurso adicional de R$ 12 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a construção de cisternas. Com o adicional, estima-se que 8,5 mil famílias que vivem na região do Semiárido brasileiro tenham água para beber durante o período da estiagem.

Os selecionados foram: Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), que abrange o Território da Cidadania do Sisal na Bahia, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (Cisco), que incluem o Território da Cidadania de Cariri na Paraíba, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião da Serra Geral (União da Serra Geral), que envolvem o Território da Cidadania Serra Geral de Minas Gerais e o Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri) que abrange o Território da Cidadania Médio Sertão de Alagoas.

O próximo passo é participar de encontro com a equipe do MDS para receber orientação sobre os procedimentos para a construção das cisternas. Os consórcios da Bahia e Paraíba já foram convocados. Os demais serão comunicados e convocados posteriormente.

Os critérios para a seleção levaram em consideração a caracterização da realidade social e territorial; a situação de insegurança alimentar e nutricional; a capacidade de gestão e a integração das políticas de desenvolvimento social e combate à fome com a experiência do consórcio público.

As cisternas servem para captar e armazenar água da chuva. A água armazenada por este recurso pode durar até oito meses e atingir 16 mil litros. (Fonte: ABM com informações MDS)

Comentários alimentados por Disqus