Notícia

 29/12/2015 | INFRAESTRUTURA

Associações do Médio São Francisco recebem 200 mil peixes


Associações do Médio São Francisco recebem 200 mil peixes

Cerca de 200 mil alevinos (peixes) foram entregues a associações de pescadores dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Riacho Santana, Santa Maria da Vitória, Paramirim, Malhada, Carinhanha, Sítio do Mato e Serra do Ramalho. O objetivo é fomentar a aquicultura e repovoar açudes públicos do Médio São Francisco baiano.

“Essa parceria tem uma importância fundamental para a região oeste porque somente entre 2014 e 2015 já foram entregues cerca de 610 mil alevinos de tambaqui, tilápia e tambacu, beneficiando a diversas comunidades de 13 municípios baianos. Desta vez, foram 201 mil alevinos da espécie tambaqui, que foram produzidos na estação de pesca da Bahia Pesca localizada em Camaçari (BA) e transportados até Bom Jesus da Lapa, onde foi realizada a distribuição para associações de nove municípios”, explica Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.

Em 2015, antes dessa ação, outros 247 mil peixes já tinham sido introduzidos em açudes públicos de diversos municípios do Médio São Francisco baiano, seguindo critérios técnicos. Em fevereiro, por exemplo, o município de Igaporã recebeu 50 mil alevinos, enquanto em abril, o município de Caetité recebeu 120 mil.

Já em julho, foram distribuídos 77 mil alevinos voltados à aquicultura, desses 20 mil foram destinados a associações localizadas em Mossorongo e Canto do Umbuzeiro, em Bom Jesus da Lapa. A mesma quantidade foi destinada a associações de Ibotirama e Riacho de Santana, enquanto Candiba recebeu 37 mil.

Desde 2014, a Codevasf introduziu 610 mil alevinos na região, em parceria com a Bahia Pesca. Em 2014, os municípios beneficiados foram Macaúbas (132 mil alevinos), Riacho de Santana (29 mil alevinos) e Sítio do Mato (mil alevinos).

A ação é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a Bahia Pesca, empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) do Estado.

Comentários alimentados por Disqus