Notícia

 29/10/2013 | OUTROS

HOJE É O DIA NACIONAL DO LIVRO


 

Neste dia 29 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro. A data representa a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, em 29 de outubro de 1810. Com a transferência, o país ganhou sua primeira biblioteca, a Biblioteca Nacional. Mas a data só passou a ser comemorativa em 13 de dezembro de 1966, através da Lei nº 5.191. O primeiro acervo da Biblioteca Nacional foi formado por 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, entre outros, trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.

 

No ano passado durante a 22ª Bienal do Livro em São Paulo foi lançado a terceira edição da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro e aplicada pelo Ibope Inteligente e organizado pela sociológica Zoara Failla. A pesquisa traz o seguinte quadro que tornar importante ser conhecido e analisado por gestores e gestoras.

 

O país possui 88,2 milhões de leitores, 50% da população, 7,4 milhões a menos do que em 2007, quando 55% dos brasileiros se diziam leitores. Dentre as razões que impedem o acesso do brasileiro à leitura, a questão do valor do livro fica em 13º lugar com 2%. A falta de interesse em primeiro com 78% e falta de tempo em segundo com 50%.

 

De que modo o brasileiro ocupa suas horas vagas? Entre os entrevistados 85% preferem assistir tevê, 52% ouvir música ou rádio. A leitura fica em 7º lugar com 28%. Quando a pergunta se relaciona se a pessoa ler mais do que lia anteriormente o número sobe, de 40% em 2007 para 49%. Outro índice que subiu foi o ler por prazer em 2011 foi de 75% contra 70% em 2007. A média de livros lido em casa aumentou: de 25, em 2007, para 34, em 2011. Crescimento de 36

O livro está disponível para download no seguinte endereço: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/texto.asp?id=4056.

 

 

 

É importante salientar que a leitura é um bem cultural e deve ser estimulado de forma democrática a todo cidadão. O incentivo a prática de ler deve ser estimulado através de políticas públicas. Uma das 53 metas que o Plano Nacional de Cultura (PNC) estabelece é a criação até 2020 de bibliotecas em cada município do Brasil.

 

A existência de uma biblioteca em um município oferece aos munícipes de todas as idades a condição de ter em um espaço público uma série de páginas de histórias, contos, e imaginações que produzem neles uma manancial de descobertas, encanto e deslumbramento. Na esfera do conhecimento produz nos pesquisadores a compreensão e o encontro com as ciências, filosofias e demais ramos de ideias e costumes, fortalecendo o aprendizado e construindo um saber mais edificado.

 

De maneira social um município que tem uma biblioteca em seu território passa a produzir uma sociedade de consumo literário, histórico e científico, tornando sua gente mais preparada para a vida. Cada estante temática contém em seu espaço físico um poder construtivo que ajudará o desenvolvimento social, econômico, cultura dos leitores.

 

Aos gestores e gestoras cabem elaborar através da secretaria de cultura ou órgão similar políticas públicas de interesse social, além de condições para elaboração de planos e metas possibilitando a criação de bibliotecas ou de ações de leituras. Outra leitura que é fundamental: Orientação sobre como acessar recursos públicos para implementar e manter bibliotecas - http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/materiais/orientacoes-sobre-como-acessar-recursos-publicos-para-implementar-e-manter-bibliotecas.pdf (Fonte: Ascom da UPB. Jesser Oliveira).

 

 

 

 

 

 

Comentários alimentados por Disqus