Notícia

 07/06/2013 | UTILIDADE PÚBLICA

Amurc e Cesai firmam parceria para atendimento auditivo nos municípios

Com o propósito de diagnosticar precocemente a perda auditiva em crianças, jovens e adultos, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc fechou uma parceria com o Centro de Saúde Auditiva de Itabuna – Cesai para oferecer o serviço gratuito a população em uma estrutura montada nos municípios do Território Litoral Sul. A proposta visa minimizar a grande procura pelo serviço em Itabuna e atender uma demanda reprimida de procedimentos na própria localidade.



Em Itabuna, o Cesai dispõe de uma equipe composta por otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta, tendo como objetivo prestar atenção diagnóstica e terapêutica especializada às pessoas que apresentam perda de audição. No entanto, o aumento da procura pelos serviços (média de 100 atendimentos por turno) levou o Centro a firmar uma parceria com a Amurc, no intuito levar maior possibilidade de diagnosticar a deficiência nos municípios.



De acordo com o diretor financeiro do Cesai, Irany Santana Salomão a parceria tem o propósito de oferecer os serviços de: consulta com otorrino, audiometria completa, imitanciometria, logoaudiometria, videofaringolaringoscopia, videolaringoscopia e otoemissões acústicas (teste da orelhinha) em uma estrutura escolhida pelos gestores municipais. Em Itabuna, o diagnóstico precoce já tem obtido bons resultados, principalmente nas escolas e nas maternidades, a partir da eficácia nos tratamentos acompanhados pelos profissionais do próprio Centro.



O Coordenador Executivo da Amurc, Luciano Veiga já está articulando junto aos gestores municipais e representantes das secretarias Saúde, Educação e Assistência Social para discutir o processo de implantação do projeto. “A ideia inicial é promover, em breve, um mutirão nos municípios associados, para apresentar a população os principais serviços de diagnóstico auditivo e facilitar o tratamento precoce”, declarou.



Dados - De acordo com o diretor médico do Cesai, Drº Alberto Andrade – CRM (8732), as causas mais comuns de surdez podem ser: Congênita - quando a criança adquire a deficiência durante a gestação; Através das infecções virais maternas ou por meio do uso de medicamentos durante a gravidez de alto risco. O tratamento pode ser facilitado através do teste da orelhinha nos primeiros dias de vida.



“Quando se detecta a surdez nos três primeiros meses de vida, tem-se muito que fazer com a criança. Até pouco tempo a estatística mundial detectava a deficiência após os três anos de idade, e isso dificultava o tratamento, pois já tem uma estrutura neurológica já formada. Mas, hoje a tentativa mundial é que esses diagnósticos possam ser feitos o mais precoce possível, no máximo, três meses”, avaliou Drº Alberto.

Comentários alimentados por Disqus