Notícia

 10/04/2013 | UTILIDADE PÚBLICA

Projeto ‘pluviômetros automáticos’ contempla 13 municípios baianos

   

O Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério de Ciência e Tecnologia, solicitou apoio da Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec) para realizar, nesta terça-feira, uma reunião com representantes das 13 coordenadorias municipais de Defesa Civil dos municípios contemplados pelo projeto ‘Pluviômetros Automáticos’. A reunião será na sede da Cordec.

Os municípios baianos que foram selecionados até o momento são Camacan, Candeias, Lauro de Freitas, Nova Viçosa, Salvador, Santa Cruz de Cabrália, Senhor do Bonfim, Maragogipe, Itabuna, Itagimirim, Itapetinga, Itororó e Vitória da Conquista. O objetivo da ação é ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais. Para tanto é necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar o equipamento, formando uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

Os municípios não incluídos, que tenham interesse em participar podem preencher o cadastro no site do Cemaden e solicitar a possibilidade de inclusão.

Medir a chuva - O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar.

Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada. A função da entidade parceira será fornecer o local para a instalação do equipamento, permitir acesso aos profissionais de manutenção, zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas. (Fonte: Secom)

Comentários alimentados por Disqus