Notícia

 18/12/2012 | PLANEJAMENTO URBANO

Atenção prefeitos: Reciclagem e coleta seletiva para uma agenda 2013

A coleta e destino do lixo nos 5.564 municípios brasileiros é um dos desafios dos gestores que assumem em 2013. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que estabelece que os municípios precisam acabar com os lixões a céu aberto até agosto de 2014. À medida que busca oferecer maior segurança à saúde da população, melhor uso do solo, cuidado com o meio ambiente.

O plano regula o destino dos rejeitos, parte do lixo que não pode ser reciclado que representa 10% dos resíduos sólidos e dos outros 90% reaproveitável. Desse modo a coleta seletiva deve ser uma necessidade para o aproveitamento melhor dos resíduos sólidos nos municípios.

Gestores interessados em promoverem a coleta seletiva e a produção de material reciclável, podem conhecer a experiência do município Luís Eduardo Magalhães, o projeto Coleta Seletiva Solidária, iniciado em 2011 tem catadores que percorrem as ruas coletando e separando os materiais como garrafas PET, papelão e plástico.

Outra experiência pode ser vista no município de Caculé, a prática Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis diminuiu o impacto do lixo sobre o meio ambiente e proporcionou a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade ambiental, além de ter promovido a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, com geração de emprego e renda.

No município foi organizada uma cooperativa de catadores de lixo com 22 cooperados, responsáveis pelo processo de coleta, triagem e reciclagem de parte do lixo gerado na cidade. Em Cruz das Almas, outro exemplo a ser seguido, tem o Projeto Amigos do Planeta Terra, oriundo do Centro Educacional Cruzalmense (CEC).

Criado a partir da experiência da docente Luciene dos Santos Cruz de Almeida como trabalho de conclusão da pós-graduação em gestão ambiental, o projeto teve inicio de suas atividades Colégio Municipal Virgildásio Sena, em 2008, com alunos da 5ª e 6ª participavam, e envolve a coleta seletiva do lixo, a reciclagem e o reaproveitamento de material, além de promover a consciência ambiental. Todo material recolhido é entregue a catadores e tem produzido a consciência das famílias dos alunos que fazem a coleta seletiva.

A gestão dos resíduos sólidos urbanos é responsabilidade dos municípios, então é só promover ações e oferecer aos munícipes um serviço público essencial de qualidade, exemplos estão aí para mostrar que é possível cumprir a agenda do PNRS.
Comentários alimentados por Disqus