Notícia

 24/09/2012 | ECONOMIA

Bahia vai sediar fábrica da maior montadora de caminhões do mundo

Maior fabricante de caminhões do mundo, a chinesa Foton Motors firmou protocolo de intenções para a instalação de uma unidade em Camaçari, na Bahia. Com investimento de US$ 300 milhões, a unidade será construída em uma área de um milhão de metros quadrados e inicialmente vai trabalhar com duas linhas de produção paralelas, lançando dois modelos de veículos comerciais no mercado. A previsão é de que a produção seja iniciada no final de 2013 e que sejam produzidos 30 mil veículos por ano até 2017, gerando mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

O planejamento prevê ainda a instalação de 130 pontos de vendas em todo o país nesse período. “Dependemos apenas da licença ambiental, se depender de nós, começamos a terraplanagem na segunda-feira”, disse o diretor executivo do Grupo Mater, que representa a Foton Motors no Brasil, Osmar Hidalgo.

Missão da Bahia na China

Hidalgo credita ao trabalho do Governo do Estado a instalação da fábrica em Camaçari: “Nós tivemos o privilégio de contar com a presença do governador Jaques Wagner em uma reunião na Apex, em Beijing, onde ele passou o interesse do Estado em receber os investimentos. Essa reunião foi muito importante para mover os diretores da empresa na direção da Bahia, que já era nossa sugestão”.

Segundo o governador, para se conquistar o investimento de um grupo empresarial sediado do outro lado do mundo, é preciso um trabalho de convencimento. “Estive na China em 2010, recebi os empresários no escritório da Bahia, único estado com um posto na Apex (Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimentos), em Beijing. Agora, fui a Singapura, apresentar as oportunidades do metrô de Salvador. O mundo conhece o Brasil via Rio e São Paulo. Se eu não for lá fora apresentar a Bahia, ninguém virá nos procurar”.

De acordo com o governador, a Bahia tem recebido diversos investimentos de empresas chinesas, tanto na área industrial como na agroindústria. “Há várias empresas que já se decidiram por se instalar aqui, como a Jac Motors e outro grupo que está no oeste baiano, produzindo soja. Outras estão estudando a oportunidade”, afirmou.

Parceria estratégica

O vice-presidente executivo da Foton Motors, Jiang Feng, disse que a parceria com a Bahia é importante para a estratégia da empresa. “Em 2011, as vendas mundiais de veículos comerciais ultrapassaram 3,4 milhões de unidades. As vendas da Foton foram de mais de 700 mil veículos”.

Hildalgo assinalou que a Bahia está estrategicamente localizada na região Nordeste, a que mais cresce no Brasil. “O polo automotivo de Camaçari é importante, com empresas que produzem autopeças e existe uma formação de mão-de-obra específica para esta indústria no município. Também há os portos de Salvador e de Aratu, que facilitam a logística”.

Com atuação nas áreas ambiental e de óleo e gás, a empresa tem mais de 50 anos de experiência no comércio de veículos e prestação de serviços. A produção irá contar com os fornecedores do parque fabril já existente na região e também deverá atrair novos sistemistas para a Bahia. A previsão é de que o índice de nacionalização dos veículos produzidos seja de 65% até 2017.

Comentários alimentados por Disqus