Notícia

 19/09/2012 | POLÍTICA

Pojuca, na Bahia, usará urna biométrica

O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, vai usar em 299 municípios brasileiros a tecnologia que identifica o eleitor pelas impressões digitais. Na Bahia, o sistema será usado apenas por 24.244 eleitores de Pujuca.

Apenas oito votantes não usarão o sistema, mas o TSE não informou o motivo. Alagoas é o estado com maior quantidade de municípios que terão acesso a biometria. Serão 102 localidades, incluindo a capital Maceió.

1.852.049 eleitores terão acesso à tecnologia. Em todo o Brasil são exatos 7.771.692 eleitores com acesso biológico à urna. Em Alagoas e Sergipe, praticamente todo o eleitorado será submetido à identificação pelas digitais.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor. O leitor biométrico da urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com o banco de dados.

Dessa forma, é praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas.

O projeto é desenvolvido pela Justiça Eleitoral desde 2007 e, até o momento, apenas os estados do Amazonas e de Roraima, além do Distrito Federal, ainda não iniciaram a revisão eleitoral para uso da biometria.

Comentários alimentados por Disqus