Notícia

 10/09/2012 | PLANEJAMENTO URBANO

Coleta Seletiva: especialistas analisam 201 municípios prioritários

O Governo Federal selecionou 201 municípios que, a partir desta semana, irão receber especialistas para realizarem um levantamento detalhado sobre a situação da coleta seletiva.

Os dados coletados irão subsidiar programa específico de apoio à implantação da coleta seletiva em cada cidade selecionada. A seleção dos municípios foi feita com base em três critérios. Os que fazem parte das regiões metropolitanas que sediarão a Copa de 2014, as regiões prioritárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o grupo G1 do Ministério das Cidades, que envolve municípios com mais de 70 mil habitantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e com mais de 100 mil habitantes no Sul e Sudeste. Destes, foram selecionados os que declararam ter aterro sanitário na Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008.

As informações coletadas in locu irão abranger dados relativos a projetos, equipamentos, pessoal, dentre outras informações.

Em abril deste ano, o Ministério do Meio Ambiente publicou edital de chamada pública para apoiar 153 municípios prioritários, pré-selecionados, na elaboração de seus planos de coleta seletiva.

Além de ajuda financeira para elaborar os planos, o apoio incluiu, análise da inclusão produtiva dos catadores e das estruturas municipais necessárias para maior eficiência da prestação dos serviços à população, educação ambiental e a logística reversa. Posteriormente, foram selecionados outros 48 municípios.

Comentários alimentados por Disqus