Notícia

 08/08/2012 | OUTROS

Boa Vista do Tupim e Tapiramutá definem modelo de entreposto frigorífico

As prefeituras de Boa Vista do Tupim e Tapiramutá já definiram o modelo de gestão dos entrepostos frigoríficos modulares que estão sendo construídos nas cidades. A iniciativa é o resultado de um esforço compartilhado entre as prefeituras e a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O projeto para a construção dos entrepostos tem como objetivo atender à demanda de cidades que não dispõem de frigoríficos, promover a cadeia produtiva da carne e garantir a segurança alimentar por meio da oferta de um produto com qualidade e em matadouros inspecionados.

As unidades de Boa Vista e Tapiramutá serão gerenciadas pelas prefeituras, tendo a fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal e a supervisão da Adab. A reunião que definiu essas estratégias ocorreu na última semana, em Boa Vista do Tupim, contando com as presenças de representantes da associação de açougueiros do município, frigoríficos locais e da Desenbahia, que analisou a possibilidade de concessão de crédito para implantação de balcões de venda de carne adequados à legislação higiênicossanitária.

Ficou determinado ainda o treinamento de funcionários da Vigilância Sanitária para a realização das fiscalizações nesta quarta-feira (8), em Boa Vista do Tupim, e na quinta (9) em Tapiramutá. Os entrepostos estão sendo construídos anexos ao comércio varejista, por isso toda a estrutura de equipamentos e instalações precisa estar adequada para a venda do produto nos mercados municipais, explica o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

Estrutura

As plantas dos entrepostos frigoríficos, criadas pela Adab, são estruturas modulares dotadas de equipamentos em aço inox, onde serão feitas as desossas, separando os cortes de carne. Depois de passar pelo entreposto, a carne é levada aos balcões frigoríficos e mercados municipais para comercialização. Elaborado pela Seagri, por meio da Adab, o projeto está sendo implantado inicialmente em Igaporã, Uruçuca, Esplanada, Araçás, Boa Vista do Tupim, Mundo Novo, Wenceslau Guimarães, Senhor do Bonfim, Barra do Choça, Tapiramutá, Uauá, Salina das Margaridas e Luis Eduardo Magalhães.

Comentários alimentados por Disqus