Notícia

 15/04/2011 | ECONOMIA

Dica do Sebrae: Produtos de ovinos e caprinos têm forte aceitação no mercado

Originados da ovinocaprinocultura, os produtos como carne, leite e pele têm apresentado crescente procura e aceitação no mercado interno e externo. Na Bahia, o Sebrae desenvolve programas regionais e ações de apoio ao setor por meio de treinamentos e missões técnicas, promoção comercial, adequação tecnológica, entre outras, destinado aos agricultores familiares, agroindústrias e empresas participantes da cadeia produtiva de ovinocaprinocultura de corte nas regiões de Juazeiro, Jussara, Pintadas, com previsão de ampliar o atendimento para mais quatro regiões: Oliveira dos Brejinhos, Anagé, Santa Luz e Uauá.

No Sertão do São Francisco, região de Juazeiro, existe uma média de 400 agricultores familiares fornecedores de carne ovina e caprina. Este grupo detém aproximadamente 77 mil animas, sendo 33 mil caprinos e 44 mil ovinos. Enquanto que na região de Irecê, o Projeto de Jussara abrange um grupo de 400 agricultores familiares integrados a Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Jussara (COPERJ) e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Jussara, (ACCOJUS), com aproximadamente 65.000 animas, divididos entre ovinos e caprinos. Em Pintadas, região de Ipirá e Feira de Santana, aparece também um forte grupo de 400 agricultores familiares participantes da Cooperativa Agroindustrial Pintadas Ltda.(COOAP) que abrange os municípios da Bacia do Jacuípe e da região Sisaleira.

A profissionalização da cadeia produtiva é fundamental para que os empreendimentos sejam economicamente viáveis e para que a atividade deixe de ser apenas uma cultura de subsistência. Afinal, com uma demanda crescente pelos produtos do setor ovinocaprinocultura, há também uma necessidade de modernização em atividades agroindustriais, ações mercadológicas, comercialização e gerenciamento dos empreendimentos, entre outros. Daí o papel do Sebrae em desenvolver trabalhos de assessoria gerencial para três projetos da atividade no Estado: o Complexo Agroindustrial de Produtos Derivados no município de Jussara, a Fazenda Icó, no município de Juazeiro, e o abatedouro-frigorífico de caprinos e ovinos em Pintadas.

Os produtos da ovinocaprinocultura como carne, vísceras, pele e o leite apresentam uma forte identidade com o sertão e são bem consumidos na Bahia. A carne apresenta um bom crescimento do consumo, além das lingüiças, defumados e os produtos como hambúrgueres e almôndegas. As vísceras vermelhas e brancas servem de matéria-prima para o sarapatel e buchada (pratos típicos do nordeste), enquanto o leite que é de boa qualidade e digestivo pode ser consumido ou transformado em iogurte ou queijo. A pele também é muito importante para o produtor, pois é utilizada como matéria-prima para o artesanato e artefatos de couro.

Comentários alimentados por Disqus