Notícia

 04/06/2012 | ECONOMIA

PIB BAIANO REGISTRA EXPANSÃO DE 4,8% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2012

 A economia baiana encerrou o primeiro trimestre de 2012 com expansão real de 4,8% no Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao igual período do ano anterior. O índice é reflexo dos bons resultados apurados em todos os grandes setores da economia, em especial o setor da indústria (4,7%), seguido por serviços (4,1%) e agropecuário (2,6%). Os cálculos foram realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

Na comparação sazonal com o trimestre anterior, o PIB baiano apresentou aumentou 1,7%, enquanto o 4º trimestre de 2011 expandiu 0,8%. O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, ressalta que os números foram significativos, principalmente na comparação com a média nacional, que no ajuste sazonal não ultrapassou 0,2%, por exemplo.

“O resultado aponta perspectiva de deslocamento da economia baiana, bem como dos principais pólos nordestinos em relação o panorama nacional. Porém, a tendência é que esse comportamento seja conjuntural, e, no segundo semestre, o conjunto da economia nacional se equipare à média nordestina”, afirma Reis.
 

Comentários alimentados por Disqus