Notícia

 25/05/2012 | POLÍTICA

Site do TRE oferece pré-atendimento e informações ao eleitor

 É grande o número de eleitores que precisam do atendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), às vésperas de uma eleição. Atualmente, o Estado conta com 9.866.255 eleitores, sendo 1.869.807 só em Salvador*. Foi pensando em facilitar a informação e serviços à população, que o órgão reinaugurou o seu portal no início deste mês. Quem já deu uma olhada ou navegou pelos canais, percebeu que o acesso às notícias ficou mais fácil e que a página ficou "a cara" do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A semelhança é proposital e visa a padronização a ser adotada por todos os TREs do país, que integram o portal corporativo da Justiça Eleitoral. Até o momento, segundo o presidente da Comissão Gestora da Internet e Intranet (Comint) do TRE-BA, Paulo Vieira, só a Bahia e outros nove estados já incorporaram o modelo padrão. Os demais sites dos TREs estão previstos para serem atualizados até o fim do primeiro semestre do ano que vem.

 

De novidade, o site traz a inclusão dos usuários deficientes visuais, que agora podem acompanhar o endereço pelo canal “Acessibilidade”. As páginas do novo portal são codificadas para serem lidas por programas de acessibilidade para Conteúdo Web. Neste formato, deficientes visuais podem usar um software leitor de tela com sintetizadores de voz.

“Os serviços são os mesmos. A questão foi dar uma identidade visual nova, em que as informações chegarão aos usuários pelo mesmos caminhos, porém mais fáceis, e, pelo canal Acessibilidade, dar mais independência aos deficientes ”, acrescenta Vieira.

E quais são os serviços que o órgão oferece no endereço www.tre-ba.jus.br? O site do TRE-BA funciona especialmente como fornecedor de informações e pré-atendimento. Mas, o cidadão que estiver com a situação eleitoral regularizada, pode realizar alguns serviços sem sair de casa.

É o caso da emissão de Certidões (de crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento e quitação eleitoral). Com a votação em dia, o eleitor tem essas opções sem ter que se dirigir à sede do TRE - na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), no bairro de Sussuarana -; ou aos cartórios eleitorais e postos de atendimento do TRE-BA (Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou Núcleo de Atendimento Judiciário (NAJ).

 

Comentários alimentados por Disqus