Notícia

 17/05/2012 | POLÍTICA

Procuradoria eleitoral vai cadastrar 'fichas-sujas' na Bahia

A Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA) tentará criar um cadastro único para subsidiar a fiscalização da candidatura de políticos considerados inelegíveis, os "ficha-suja". A PRE encaminhou ao longo da semana passada ofícios aos órgãos de fiscalização, legislativos e do judiciário do Estado solicitando os dados de cidadãos para a composição do levantamento.

Os ofícios foram enviados aos conselhos profissionais, câmaras municipais, ao Tribunal de Justiça, à Assembleia Legislativa da Bahia, Justiça Militar, Procuradoria-Geral de Justiça, Procuradoria-Geral do Estado, ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Tribunal de Contas dos Municípios, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região solicitando a emissão das informações com urgência. Os ofícios pedem respostas dentro de 30 dias.

A formação do cadastro de inelegíveis para fiscalização de candidatos é uma estratégia nacional, definida pela Procuradoria Geral Eleitoral. Com a lista, o trabalho da PRE e dos promotores eleitorais deve ganhar mais agilidade.

 

Comentários alimentados por Disqus