Notícia

 18/03/2011 | ECONOMIA

Empresas coreanas anunciam interesse em investir no oeste baiano

Sétimo maior importador de grãos do mundo, a Coréia do Sul está com os olhos voltados para a Bahia diante da necessidade de importar alimentos e encontrar, no estado, produtos agropecuários com qualidade e regularidade. "Diferente do Brasil, nós não temos autosufiência na produção de alimentos. Por por isso, somos obrigados a importar. Precisamos de grãos para alimentação humana e animal", disse o presidente da estatal AT Korea Agro-Fisheries Trade Corporation, Young Je Ha.

Ele e o presidente da Samsung C&T do Brasil, Choong Ki Jung, acompanhados do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, visitaram, na ultima quarta-feira (16), fazendas de soja e de milho no município de Luiz Eduardo Magalhães. O secretário disse que a prioridade do governo é a agroindustrialização e Bahia está de portas abertas para os países e empresários que desejam investir e também estabelecer relação bilateral.

A comitiva coreana se reuniu, na tarde desta quarta, com produtores e lideranças da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), na sede da Fundação Bahia. Os executivos da AT e da Samsung deixaram claro a intenção de importar grãos produzidos na região e a possibilidade de realizar investimentos na agroindustrialização.

"O governo da Coréia do Sul pode ajudar para que mais empresas coreanas venham fazer negócios aqui", disse Young Je Ha, destacando que o povo coreano tem interesse em desenvolver abastecimento seguro desses grãos. Ele lembrou o relacionamento já existente com o Brasil, "mas gostaria de montar um sistema melhor para tornar essa relação mais eficiente".

O executivo da estatal coreana, que deverá investir na Bahia em parceria com a Samsung, disse que espera "conseguir essa parceria trazendo crescimento na indústria agropecuária para gerar empregos. Desejamos seja uma iniciativa boa para os dois lados".
( Editado so site Agecom)

Comentários alimentados por Disqus