Notícia

 15/02/2012 | OUTROS

Estado avança no planejamento estratégico para Copa 2014

O Governo da Bahia começou o processo de revisão do planejamento estratégico para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo Fifa 2014. A iniciativa é uma ação conjunta entre as secretarias estaduais da Administração (Saeb) e para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), com apoio da Rede de Consultores Internos do Estado.

A intenção é delinear os objetivos para a execução de ações até a realização das competições no Bahia. A parceria entre as duas secretarias irá melhorar os processos finalísticos da Secopa, que irá revisar, este ano, o planejamento estratégico à luz do Plano Diretor da Copa e das diretrizes do governo. As atividades de revisão tiveram início na última semana, na Quinta Portuguesa, e devem seguir até o mês de abril. O objetivo é preparar as partes envolvidas de forma continuada com o uso de ferramentas e tecnologias voltadas à gestão.

"O êxito da Copa também será o êxito da gestão pública, na medida em que atender às rigorosas exigências técnicas pressupõe profissionalização da máquina pública", avaliou o chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes. O secretário Estadual da Copa 2014 na Bahia, Ney Campello, apresentou um painel destacando o planejamento e a governança da Bahia na preparação do megaevento.

Profissionalismo

Consultor interno integrante da equipe de capacitação, Marcos Lima, acredita que o investimento neste tipo de ferramenta só tem a contribuir. "Eu acredito que o principal produto é o profissionalismo da gestão, vindo a melhorar os serviços prestados pelo Estado e o atendimento ao público". A mesma opinião também é compartilhada pela coordenadora de marketing e eventos da Secopa, Mônica Baqueiro. Pra ela, "é extremamente louvável, pois possibilita treinamento usando o planejamento, que se torna imprescindível com a proximidade das ações necessárias para a realização de todos os eventos e projetos. Um bom planejamento permite alcançarmos as metas com maior eficiência".

Secopa

A secretaria foi criada em 2009 com o objetivo de coordenar, acompanhar e fiscalizar as ações e projetos do Estado nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura, turismo, hotelaria e segurança, com vistas a preparar Salvador e localidades envolvidas para receber a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Comentários alimentados por Disqus