Notícia

 01/02/2012 | UTILIDADE PÚBLICA

Mulheres terão exame de mamografia gratuito em Irecê

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos, residentes em Irecê, serão beneficiadas com exames gratuitos de mamografia através do Programa Saúde em Movimento "Rastreamento do Câncer de Mama", que acontecerá de 31 de janeiro a 16 de fevereiro. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado e será executada no município pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde.

Para receber o benefício, as mulheres devem procurar os PSFs dos seus bairros e agendar a data do exame. Uma unidade móvel já está na cidade, equipada com dois mamógrafos e profissionais especializados para realizar os procedimentos. A expectativa é realizar 160 atendimentos por dia. Caso alguma paciente apresente suspeita da enfermidade, terá acesso aos exames necessários e receberá o tratamento adequado.

A unidade móvel de atendimento está na Secretaria de Saúde do município, pronta para começar os exames, que acontecerão das 8 às 18 horas. A população pode obter maiores informações nos PSFs ou na Secretaria, ou através dos telefones 3641.4791 e 3641.4461.

O câncer de mama - Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o câncer de mama é a ocorrência mais comum da doença entre as mulheres no mundo todo. Nos países em desenvolvimento, a maior parte dos casos é diagnosticada em estágios avançados da doença. Segundo especialistas, a detecção precoce ainda é peça fundamental no controle do câncer de mama para melhorar os resultados e índices de sobrevida. (Fonte: Secom)

Comentários alimentados por Disqus