Notícia

 29/11/2011 | OUTROS

Audiência discute contaminação do solo por chumbo em Santo Amaro

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza hoje audiência pública para debater a contaminação do solo por chumbo em Santo Amaro da Purificação (BA).

O debate foi proposto pelos deputados Roberto de Lucena (PV-SP), Amauri Teixeira (PT-BA), Dr. Aluizio (PV-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ), João Ananias (PCdoB-CE), José Linhares (PP-CE), Raimundão (PMDB-CE), Osmar Terra (PMDB-RS) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Eles dizem que a população da cidade vem sofrendo nos últimos 40 anos as consequências da poluição e a contaminação pelo chumbo (Pb) e cádmio (Cd), em nível endêmico. Os deputados afirmam que, durante 33 anos de operação, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), subsidiária da empresa francesa Penarroya Oxide S.A., contaminou o município do Recôncavo Baiano com milhões de toneladas de rejeito e cerca de 300 mil toneladas de escória (uma mistura de terra com alta concentração de chumbo). Por causa do excesso de metais na água e no solo, foram identificadas doenças como anemia, câncer de pulmão, lesões renais, hipertensão arterial, doenças cerebrovasculares e alterações psicomotoras.

Foram convidados:
- o representante da Associação das Vítimas da Contaminação por Chumbo, Cadmio, Mercúrio e outros elementos químicos (Avicca) Antonio Mario Pereira dos Santos;
- representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Saúde.

A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 7.

Comentários alimentados por Disqus