Notícia

 29/11/2011 | OUTROS

Bahia possui maior programa de eletrificação rural do Brasil

Mais de 468 mil ligações à rede de energia elétrica já foram realizadas na Bahia, até o final de outubro de 2011, em domicílios situados na zona rural, por meio do Programa Luz para Todos. Desde 2004, ano do lançamento, a execução do programa no Estado já resultou em grandes benefícios para a parcela da população do meio rural que ainda não tinha acesso a esse serviço público.
A Bahia possui o maior programa de eletrificação rural do Brasil, segundo a Companhia de Eletricidade do Estado ( Coelba ). Todos os 415 municípios da área de concessão da empresa são contemplados pelo Luz para Todos. Em Jandaíra e Rio Real, municípios baianos que não são atendidos pela Coelba, a execução do programa ocorre por meio da Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe).
As ligações à rede de energia elétrica realizadas pela Coelba na Bahia já alcançaram importantes resultados contemplando, por exemplo, 1.148 domicílios situados em aldeias indígenas, 1.130 famílias de comunidades quilombolas, 17.125 famílias de assentamentos rurais e 3.900 escolas.
INVESTIMENTO
A Coelba e os governos federal e estadual já investiram R$ 2,8 bilhões no Programa Luz para Todos. Para que a energia elétrica chegasse aos domicílios até então excluídos do serviço foram necessárias 64.573 obras (convencional e solar), a construção de mais de 54 mil quilômetros de rede primária e de mais de 20 mil quilômetros de rede secundária e a instalação de 1.056.646 postes e de 79.887 transformadores. O processo para instalação da energia é gratuita e toda casa recebe três pontos de luz e uma tomada, sem custos aos moradores.
O Programa Luz para Todos faz parte da estratégia do governo federal de utilizar a energia elétrica como vetor para o desenvolvimento econômico e social da população atendida. De acordo com o gerente do Departamento de Obras Especiais da Coelba, Hugo Machado, o acesso ao fornecimento regular de energia elétrica possibilita às famílias beneficiadas a realização de atividades produtivas com o aumento da geração de emprego e renda na zona rural. "A energia elétrica contribui para a melhoria do trabalho no campo e possibilita o aumento da renda familiar. Ela também leva conforto, informação, além de melhorar a qualidade de vida a quem mora na zona rural", certificou.
Conforme Hugo Machado, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério de Minas e Energia em 2009, as famílias que foram atendidas pelo Programa Luz para Todos começaram a adquirir bens que antes não podiam utilizar, como televisores, geladeiras e equipamentos de som. "De acordo com esse levantamento, 79,3% adquiriram televisor, 73,3% compram geladeira e 45,4% instalaram equipamento de som em suas casas", informou.
Na casa do vendedor ambulante José Roberto de Deus, morador da Fazenda Baixão, na região de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, o Luz para Todos chegou há quase um ano, beneficiando toda família "A gente vivia na escuridão e se sentia abandonado. Agora não, tudo mudou e a energia trouxe muita alegria para mim, minha esposa e minha filha. Além das lâmpadas, já temos na nossa casa geladeira e televisão", contou.
RECONHECIMENTO
O trabalho desempenhado pela Coelba através do Luz Para Todos rendeu à concessionária o reconhecimento do Ministério de Minas e Energia, que entregou à distribuidora uma placa de agradecimento pela parceria no programa. A empresa foi a única do País a receber a homenagem.
A Coelba desenvolve o Luz para Todos atendendo aos critérios de responsabilidade socioambiental. Das 53 mil obras já concluídas através do programa de eletrificação rural, 99% puderam ser construídas sem supressão da flora local, através da adequada escolha de traçados, beirando estradas e desviando da vegetação nativa.
AMPLIAÇÃO
O Programa Luz para Todos foi prorrogado até 2014. A decisão foi tomada no dia 28 de outubro deste ano, em Salvador, a partir da assinatura de um novo termo de compromisso entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e o governo da Bahia.
A previsão é de que 128 mil novas ligações sejam implementadas no Estado até o final de 2014. "Além de proporcionar melhoria da qualidade cie vida de quem mora na zona rural, o Programa Luz Para Todos gera empregos diretos e indiretos, qualifica mão de obra para sua execução, movimenta a economia das cidades próximas e consequentemente aquece a economia bàiana'; certificou o gerente do Departamento de Obras Especiais da Coelba.
Comentários alimentados por Disqus