Notícia

 21/10/2011 | OUTROS

É Hoje: Bahia sedia debate sobre Rio+20

Contribuir para a elaboração do documento a ser encaminhado pela presidenta Dilma Rousseff à Organização das Nações Unidas (ONU) apresentando o posicionamento do Brasil na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável programada para junho do próximo ano no Rio de Janeiro. Este é o principal objetivo da Oficina Desenvolvimento Sustentável: Bahia na Rio+20, que será realizada nesta sexta-feira, 21 de outubro, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), das 8h30 às 14h.

Iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (CODES), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (SERIN), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, a oficina terá como base o Acordo para o Desenvolvimento Sustentável, texto consolidado pelo CDES juntamente com mais de 70 organizações e fóruns da sociedade civil brasileira.

Diante das questões levantadas, os participantes da oficina debaterão os desdobramentos relacionados ao desenvolvimento sustentável da Bahia, envolvendo seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, à luz dos avanços e impasses ocorridos desde a realização da Conferência Eco 92, também na capital fluminense, há 20 anos.

"Em 2012, todos os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil. Será uma oportunidade para o País e outras nações emergentes assumirem seus papéis de lideranças, apresentando propostas práticas para o enfrentamento dos desafios do futuro", ressalta o secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, salientando que "é necessário um planejamento a curto, médio e longo prazo, que extrapole o mero discurso e, até mesmo, o contexto da Rio+20, garantindo-se a consolidação da sustentabilidade, com inclusão social".

"A oficina também tem como meta, a preparação da Bahia para a conferência internacional, que contará com a participação de mais de 100 chefes de estado, sendo que a Bahia terá um painel específico no Encontro Paralelo à conferência", afirma o Coordenador do CODES, Edson Valadares, destacando que a Conferência Rio+20 tem dois eixos temáticos principais: a Economia Verde e a Erradicação da Pobreza.

"O primeiro eixo estimula o setor produtivo a preservar os recursos naturais, a produção de tecnologia limpa e a eco eficiência como indicador de desenvolvimento. A Erradicação da Pobreza servirá como política de sustentabilidade, pois, com a evolução tecnológica, é inadmissível pessoas ainda passarem fome", diz, acrescentando que a Bahia desponta no cenário com a criação de um dos maiores parques eólicos do Brasil e o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), que está mapeando a vocação produtiva/sustentável dos biomas da Bahia: Mata Atlântica, Cerrado e Semiárido.

Presença - A oficina contará com a presença de Conselheiros do CODES, do CDES e de representantes dos segmentos envolvidos, além de Cezar Lisboa, Fernando Schmidt, secretário de Assuntos Internacionais da Bahia (SERINTER), Zezéu Ribeiro, secretário do Planejamento da Bahia, e Eugênio Spengler, secretário do Meio Ambiente do Estado.

Também estão confirmados representantes de setores da economia baiana como Federação da Indústria do Estado da Bahia (Fieb), Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA), Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-BA) e Associação Comercial da Bahia (ACB), além de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba).


Comentários alimentados por Disqus