Notícia

 19/08/2011 | OUTROS

Encontro em Ilhéus reuniu representantes de 84 cidades do Litoral Sul da Bahia

O 7º Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais do Litoral Sul aconteceu nesta sexta-feira, dia 19, na cidade de Ilhéus. Promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), com patrocínio do IPM Brasil, o evento reuniu mais de 500 pessoas, entre prefeitos e servidores públicos de 84 cidades da região, e elevou a capital do cacau à capital política do estado por um dia.

Ao longo do dia, o Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães foi palco de palestras e debates sobre problemas enfrentados pelas prefeituras na prestação das contas. Na abertura evento, Luiz Caetano, presidente da UPB e prefeito de Camaçari, destacou que "o dia-a-dia da administração municipal é muito diferente do que prevêem as leis. Quando as necessidades apertam para o povo, temos que saná-las de imediato e muitas vezes a legislação engessada como está não nos permite".

Presidente do TCM, o conselheiro Ronaldo Santana ressaltou a qualidade dos profissionais escolhidos para capacitar os prefeitos e suas equipes. "Trouxemos os profissionais mais gabaritados. Não queremos que o TCM seja visto como algoz dos prefeitos, mas como um parceiro nesta orientação", afirmou.

Os prefeitos e servidores públicos elogiaram a iniciativa da UPB e do TCM-BA, ressaltando a importância das orientações prestadas para a aprovação das contas e boa gestão dos recursos públicos.  "Nunca a Bahia passou por um momento tão importante, onde os técnicos do TCM e seus conselheiros viessem até nós. Estamos vivendo uma nova fase na UPB e no TCM", disse  Joseval Braga, prefeito de Planaltino e presidente da Mercovale. Presidente da AMURC, o prefeito de Ibicuí Cláudio Dourado parabenizou pelo novo momento da UPB. "Quero parabenizar o prefeito Caetano por ter aberto as portas da UPB para os municípios e por trazer até nós o TCM para nos orientar sobre as questões técnicas da prestação de contas", afirmou Dourado.

No encerramento, o presidente da UPB comemorou o êxito de mais um evento. "Foi mais que proativo o evento de Ilhéus. Muitas das questões aqui abordadas farão parte da cartilha que o TCM e a UPB estão fazendo para as prefeituras. Com certeza quando as contas de 2011 forem julgadas, o cenário de aprovações das contas será bem melhor do que temos visto até aqui", concluiu Caetano.

PRÓXIMOS ENCONTROS - Os próximos encontros acontecerão nas cidades de Vitória da Conquista (02 de setembro); Rui Barbosa (16 de setembro); Alagoinhas (30 de setembro); Jequié (14 de outubro); e Serrinha (28 de outubro).

Comentários alimentados por Disqus