Notícia

 11/12/2015 | SAÚDE

Governo Federal une estados e municípios no combate ao zika vírus


Governo Federal une estados e municípios no combate ao zika vírus

A Presidenta Dilma Rousseff reuniu governadores e representantes dos prefeitos no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (8) para tratar das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia em todo o país, lançado oficialmente nesta semana.

O objetivo foi fornecer diretrizes unificadas a serem seguidas pelos estados e municípios para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus: o Aedes Aegypti.

 As medidas mais urgentes estão centradas no combate aos focos do mosquito e na proteção grávidas contra o zika vírus, sobretudo nos três primeiros meses de gestação.

  “O governo fará tudo para combater esse problema tão grave que o Brasil está passando”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro, durante a reunião.

 O ministro informou que foi montado, no Ministério de Integração Nacional, um centro de controle e avaliação de todas as ações do plano. E será instalado um centro regional em cada estado, integrado a Brasília.

 De acordo com o Ministério da Saúde, até 5 de dezembro de 2015, foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 unidades da federação.

O estado de Pernambuco registrou o maior número de casos (804). Em seguida estão os estados da Paraíba (316) eBahia (180).

Comentários alimentados por Disqus