Notícia

 19/08/2015 | INFRAESTRUTURA

Evento sobre atração de investimentos internacionais apresenta oportunidades para municípios


Evento sobre atração de investimentos internacionais apresenta oportunidades para municípios

Pensando no fortalecimento econômico dos municípios, aconteceu nesta quinta-feira (20), o I Fórum Baiano de Atração de Investimentos Internacionais, no estado da Bahia.

A iniciativa voltada aos gestores públicos discutiu o apoio aos municípios baianos no desenvolvimento das suas capacidades para atuar internacionalmente e aumentar os investimentos internacionais na região.

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) esteve presente no evento. Representada pela assessora especial da SRI/PR, Paula Losada, que falou sobre “Ação Internacional de Municípios Brasileiros: A Perspectiva Municipalista”, no último painel do dia. "Precisamos fortalecer a atuação internacional dos estados e municípios brasileiros, pois ela ainda não condiz com a importância que o País tem no cenário internacional", disse Paula Ravanelli.

Estiveram presentes representantes de órgãos municipais, estaduais e federais. Além disso, o Fórum contou com a presença do setor privado e de instituições nacionais e internacionais que elaboram e implementam processos de internacionalização.

Atuação internacional

Enquanto apenas 2% dos municípios possui assessoria de assuntos internacionais,  segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil é o 6º país que mais atrai investimento externo no mundo, segundo o ranking divulgado em 2013 pela UNCTAD (Agência da ONU para O Comércio e Desenvolvimento). Entre 2006 e 2013 o Brasil atraiu 69% dos fluxos de IED (Investimento Externo Direto Produtivo) da América do Sul.

Comentários alimentados por Disqus