Notícia

 05/06/2015 | FINANÇAS PÚBLICAS

Nova ferramenta digital vai melhorar qualidade do gasto público do Estado


Nova ferramenta digital vai melhorar qualidade do gasto público do Estado

Uma nova ferramenta implantada no Sistema Integrado de Material, Patrimônio e Serviço (Simpas) vai melhorar a sintonia entre o planejamento de compras, o orçamento e as finanças do Estado. A nova tecnologia - já em funcionamento - aprimora a qualidade do gasto público, permitindo aperfeiçoar o planejamento, conferindo os preços com o orçamento.

O incremento da ferramenta tornou-se possível por meio da integração do Sistema de Solicitação de Compras do Estado (Simpas) com o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan), que faz a gestão orçamentária e financeira do governo. 

Anteriormente os órgãos públicos pediam os produtos que necessitavam, solicitando apenas o quantitativo, sem ter acesso aos preços unitários. Desse modo, não conseguiam calcular o custo, conciliando com o orçamento. Agora os gestores das unidades podem aprimorar o planejamento de compras, melhorando a qualidade do gasto público. 

De acordo com a superintendente de Recursos Logísticos, Jerusa Coelho, ocorria um descompasso entre as solicitações de materiais dos órgãos e o orçamento disponível. Ela explica que, a partir de agora, os gestores vão poder planejar as compras mais adequadamente, solicitando apenas os produtos necessários para cada exercício e planejando as aquisições de produtos para os demais anos, dentro da lógica do Plano Plurianual (PPA). 

Integração 

A ferramenta possibilita também aos gestores verificar a média de consumo dos produtos nos exercícios anteriores, permitindo adequar a quantidade a ser comprada no exercício futuro. O saldo de produtos entre os exercícios também pode ser verificado, diminuindo os pedidos no ano subsequente.

O chefe de gabinete da Secretaria da Administração (Saeb), Rodrigo Pimentel, destaca o ganho para o Estado com a implementação das novas ferramentas do Simpas. “O planejamento de compras e contratações, que vem sendo tocado pela secretaria desde 2012, chegou ao seu apogeu porque conseguiu fazer a conexão desejada entre o Simpas e o Fiplan". Segundo Pimentel, a integração entre os dois sistemas é resultado do trabalho conjunto da Saeb, Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) e Secretaria do Planejamento (Seplan).  
Comentários alimentados por Disqus