Notícia

 30/04/2015 | POLÍTICA

Socióloga Vilma Reis é eleita nova ouvidora-geral da Defensoria da BA


Socióloga Vilma Reis é eleita nova ouvidora-geral da Defensoria da BA

A socióloga Vilma Reis foi escolhida, por quatro votos a dois, nova ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), em eleição nesta quinta-feira (30). Ela disputou o cargo com o historiador Marcos Rezende e entra no lugar da assistente social Tânia Palma, que atuou por dois mandatos.

Primeiro, aconteceu uma sabatina com os candidatos em sessão extraordinária do Conselho Superior. Os votos foram abertos, diretos, nominais, obrigatórios e fundamentado, segundo a Defensoria.

Votaram o defensor público geral e presidente do Conselho Superior, Clériston Cavalcante de Macêdo; Gianna Gerbasi, que substituiu o subdefensor público geral; Rafson Ximenes e, pela corregedora-geral, Carla Guenem; além dos conselheiros Gil Braga, Maria Auxiliadora Teixeira e Mônica Aragão.

A posse está marcada para o dia 22 de maio, às 9h, na Escola Superior da Defensoria Pública, na Rua Pedro Lessa, no bairro do Canela. A Ouvidoria Cidadã é um canal para recebimento de críticas, elogios, reclamações e sugestões da sociedade, com o objetivo de fiscalizar e apontar novas demandas para atuação de DPE.

De acordo com a Defensoria, as eleições acontecem a cada dois anos em duas etapas: eleição feita por representantes indicados pela sociedade civil para formação de lista tríplice e escolha definitiva pelo Conselho Superior da Defensoria Pública da Bahia. Neste ano, apenas dois dos candidatos foram considerados aptos e a lista, portanto, foi dúplice.

Para participar, os candidatos precisam ser cidadãos da sociedade civil, sem cargo eletivo em qualquer esfera municipal, estadual ou federal, e não podem ter cargo comissionado ou de confiança em qualquer esfera do poder.

Comentários alimentados por Disqus