Notícia

 20/11/2013 | OUTROS

APÓS PAGAMENTO DE FIANÇA, ATIVISTA BRASILEIRA PRESA NA RÚSSIA RECEBE LIBERDADE PROVISÓRIA

A ativista brasileira do Greenpeace Ana Paula Maciel deixou a prisão de São Petersburgo, na Rússia, nesta quarta-feira (20), após o pagamento da fiança. A informação foi divulgada no Twitter do Greenpeace. Ana Paula foi presa com outros 28 ambientalistas e dois jornalistas ao protestar em uma plataforma de petróleo da companhia Gazprom, no Mar do Norte, na região do Ártico.



Segundo a ONG, a ativista estava no centro de detenção Sizo 5 e é possível que outros ativistas também sejam soltos ainda nesta quarta-feira (20). Por conta dos valores elevados das fianças, o pagamento está sendo transferido aos poucos da organização para a Rússia. A Justiça russa anunciou nesta terça-feira (19) que a liberdade provisória da ativista brasileira seria concedida após o pagamento de 2 milhões de rublos (cerca de R$ 143 mil).



Ana Paula Maciel deve ser levada a um hotel em São Petersburgo, para receber atendimento médico e psicológico. Em nota, o Greenpeace relatou que a Justiça russa não informou os detalhes sobre as condições e restrições impostas aos que ganharam liberdade provisória e, por conta disso, ainda não se sabe da possibilidade da brasileira sair da Rússia, enquanto estiver em liberdade condicional. Estas informações devem ser comunicadas nos próximos dias.

 




Comentários alimentados por Disqus