Notícia

 10/10/2013 | OUTROS

Bicicletas escolares auxiliarão na garantia da assiduidade dos alunos da zona rural de Juazeiro

Bicicletas escolares auxiliarão na garantia da assiduidade dos alunos da zona rural de Juazeiro

O caminho da escola será trilhado de uma maneira diferente por dezenas de alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. Com a entrega das bicicletas escolares realizada pela Prefeitura, 100 crianças da zona rural do município que precisam se deslocar 2 ou 3 Km até a unidade de ensino ou que necessitam percorrer alguns metros até o ponto de ônibus escolar mais próximo, não farão mais esse percurso a pé. O novo equipamento ciclístico levará com conforto e segurança os alunos até seu destino, auxiliando na assiduidade e na aprendizagem.

 



A entrega simbólica das bicicletas foi realizada em frente ao Paço Municipal e contou com a presença de diretores e alunos, além da equipe de governo, representantes do poder legislativo e da população que passava pelo local. Para a gestora da Escola Piloto Mandacaru, Maria Betânia Pereira Bispo, esse incentivo refletirá diretamente na participação do aluno. “Algumas crianças já chegam à escola suadas e cansadas, mas as bicicletas farão com que elas tenham mais ânimo para estudar, pois se deslocarão com mais rapidez e não se desgastarão na caminhada. Sem dúvida, assim esses alunos terão mais pique para acompanhar os outros colegas”, avaliou.

 



As bicicletas foram adquiridas com recursos do município, com o objetivo de oferecer uma educação de melhor qualidade ao aluno do campo. A novidade é fruto do programa “Caminho da Escola” do Governo Federal, que já beneficiou Juazeiro com 19 ônibus e 02 lanchas escolares. “Para que a gente alcance esse padrão tão desejado são necessários vários incentivos, entre eles: recuperação da estrutura física das escolas, aquisição de bons materiais didáticos, fortalecimento do setor pedagógico e a garantia de uma locomoção segura. Temos trabalhado e avançado em todas essas áreas e a composição de uma frota escolar própria, que agora inclui as bicicletas, é prova disso”, disse nessa manhã o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.

 



Na oportunidade, o prefeito Isaac Carvalho relembrou como era feito o transporte escolar até 2008. “Não havia segurança. Muitas crianças se deslocavam em ônibus quebrados, em barcos sem estrutura e o município não possuía nenhum veículo escolar próprio. Hoje nós já atendemos 100% das crianças que moram em ilhas com lanchas escolares, estamos montando nossa frota que em breve contará com 51 ônibus próprios e estamos entregando 100 bicicletas compradas pelo município. A exemplo do que aconteceu com o projeto de climatização que nós iniciamos e conseguimos o apoio do Governo Federal para aquisição de aparelhos de ar condicionado, nós esperamos também conseguir essa parceria para aumentar o número de bicicletas”, destacou o gestor municipal.

 



Os estudantes presentes aprovaram a novidade e aproveitaram para estrear as bicicletas dando uma volta em frente ao Paço Municipal. Segundo Janisson Thiago de Lima, de 12 anos, agora será melhor ir para a escola. “A gente vai chegar mais rápido e nem vai correr mais o risco de perder aula. Com certeza, essa é uma oportunidade muito importante para muitas crianças”, considerou. Quem também fez questão de agradecer foi a aluna do Marruá/Salitre, Maria Luiza Vieira, que disse “muito obrigada prefeito. Nós estudantes estamos muito felizes”. Iniciativas como essa reafirmam o compromisso dessa gestão com as crianças e adolescentes do município e provam que os títulos de “Prefeitura Amiga da Criança” e de “Município Aprovado”, concedidos pela Fundação ABRINQ e UNICEF, foram merecidos. (Fonte: Prefeitura de Juazeiro)

Comentários alimentados por Disqus