Notícia

 05/08/2013 | POLÍTICA

Nove partidos deixam base governista e isolam presidente Dilma

 

 

Cada vez mais isolada politicamente, a presidente Dilma Rousseff vê os partidos da base aliada abandonarem o barco governista na Câmara de Deputados. Para se ter uma ideia, o chamado "núcleo duro"  de apoio já contou 17 partidos e hoje abriga apenas petistas e remanescentes de outras sete legendas. 

De acordo com o Estadão, em 2011, o dito "núcleo duro" era formado por 306 dos 513 deputados. Depois disso foram só baixas. O número vem caindo, e atualmente se resume a 101 deputados. Dos nove partidos que abandonaram totalmente a linha de frente de apoio ao governo, três são de tamanho médio - PR, PSD e PSB. Os demais se enquadram na categoria dos "nanicos", com bancadas de menos de dez integrantes (PMN, PTC, PRTB, PSL, PT do B e PRB).

Vale ressaltar que o PMDB, principal aliado do PT, conta com apenas quatro representantes no "núcleo duro", desde o final de 2011, 63 peemedebistas abandonaram e agora estão na faixa dos que votam com o governo entre 60% e 89% das vezes. No PP, a saída foi de 32 deputados para apenas 2. No PDT, de 16 para 2. No PTB só restou um dos 19 deputados. 

Comentários alimentados por Disqus