Notícia

 11/07/2013 | OUTROS

Agronegócios: Programa busca minimizar efeitos da seca no semiárido baiano

 

 

A Bahia é o Estado do Nordeste mais atingido pela seca, com prejuízos que chegaram a mais de R$ 4 bilhões só no ano de 2012, segundo a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

 

Para buscar minimizar os efeitos da seca, o Sistema Faeb/Senar e o Sebrae desenvolveram o Programa Viver Bem no Semiárido, que terá uma agenda de lançamentos iniciada no dia 15 de julho na Casa Paroquial de Uibaí.

 

Nesse contexto, caberá ao Sebrae ações voltadas para capacitações nas áreas de gestão, fomento ao empreendedorismo e fortalecimento da cultura da cooperação. O objetivo do programa é implantar soluções tecnológicas de convívio com a seca aliadas ao processo de educação empreendedora e ao fortalecimento da governança local.

 

O ponto central da iniciativa está nas chamadas Unidades de Demonstração, que, através de um efeito multiplicador de boas práticas de gestão, beneficiarão um número alto de produtores.

 

A ideia é que sejam evidenciadas alternativas de convivência com a estiagem, de forma que o homem do campo obtenha retorno financeiro e social através de sua atividade.

 

A estimativa é beneficiar, diretamente, duas mil pessoas, e, indiretamente, 10 mil. A meta do Programa Viver Bem no Semiárido é atender 25 municípios, sendo que cinco servirão para a implantação do projeto piloto: Uibaí, Mairi, Serrinha, Senhor do Bonfim e Rui Barbosa.

A ação será direcionada para produtores rurais, associações, cooperativas e agroindústrias, inseridos na região semiárida. Confira o cronograma de lançamentos do Programa Viver Bem no Semiárido: 15 de julho - 19h30 –

 

Local: Casa Paroquial de Uibaí 16 de julho - 19h –

 

Local: auditório do Sicoob, rua Rui Barbosa, 152 centro de Mairi 17 de julho - 10h –

 

Local: Associação Atlética Banco do Brasil de Serrinha 18 de julho - 10h - Local: auditório da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim 19 de julho – 9h –

 

Local: Câmara dos Vereadores de Ruy Barbosa.

 

Comentários alimentados por Disqus