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 19/06/2013 | UTILIDADE PÚBLICA

Encontro em Brasília discute obras da FIOL

 

 

Deputados e políticos baianos se reúnem no próximo dia 27 de junho com o ministro dos Transportes, César Borges, em Brasília. É a Bahia mais uma vez buscando agilizar as obras de conclusão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL). Os deputados que integram a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, buscam resolver a questão do novo traçado da FIOL e a reforma e duplicação de algumas rodovias, a exemplo da BR 415, no trecho Ilhéus/Itabuna.

 

 

Para a presidenta da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, não é possível pensar o futuro sem as ferrovias, “um transporte mais barato, seguro, ambientalmente sustentável, que induz o desenvolvimento e atrai novas empresas e investimentos por onde passa e promove a descentralização desse desenvolvimento. As ferrovias também ajudam a resolver parte dos problemas das rodovias e estradas. Por isso o futuro das ferrovias define o futuro do Brasil. O Nordeste não tem futuro se não colocar as ferrovias como prioridade”

 

A FIOL é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ferrovia terá 1.527 quilômetros de extensão ligando as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras, na Bahia, a Figueirópolis, em Tocantins, um investimento de R$ 7,43 bilhões. A ferrovia é um projeto que está sendo construído para interligar os centros produtores de minério do interior da Bahia e os produtores de grãos, localizados na região Oeste, ao Porto de Ilhéus e à Ferrovia Norte-Sul.

 

Quando a Fiol estiver concluída começará a oportunidade de recuperação da região cacaueira, haverá ainda a oportunidade de se realizar negócios na região do semiárido, e o Oeste da Bahia terá oportunidade muito grande de crescer ainda mais.

Num país de dimensões continentais como o Brasil, e que depende muito da exportação de commodities agrícolas e minerais, com o transporte de grandes volumes a grande distância, é indispensável ter uma ferrovia eficiente para que o país seja competitivo.

 

As cidades da região onde estão sendo executadas as obras já sentem o movimento no comércio crescer. A ferrovia já gera oportunidade de novos negócios que atendam à expectativa de demanda por parte das pessoas que estão sendo agregadas às obras

 

Para que tudo isso aconteça é necessário que a bancada federal baiana (deputados e senadores) participe mais ativamente das discussões e do acompanhamento da Fiol e do Porto Sul, para que as obras andem. Tem que haver unidade estadual e federal. 

 

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