Notícia

 29/05/2013 | UTILIDADE PÚBLICA

Adutora do São Francisco beneficia 330 mil pessoas da região de Irecê

A água captada pela Adutora do São Francisco, inaugurada na última semana pelo governador Jaques Wagner e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, vai beneficiar cerca de 350 mil moradores de 16 municípios da microrregião de Irecê, no centro norte baiano, que há três anos enfrentam racionamento em decorrência da longa estiagem. A cerimônia aconteceu no entroncamento da cidade de Itaguaçu da Bahia, na BA-052, onde está localizada a estação de tratamento.



Maior obra do programa Água para Todos, a adutora teve investimento de R$ 182,4 milhões e foi feita em parceria pelos governos estadual, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e federal, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 


Inicialmente, atende a seis cidades - Irecê, America Dourada, Jussara, São Gabriel, Central e João Dourado.


A partir de setembro deste ano, as cidades atendidas pela Adutora do Feijão/Barragem de Mirorós também vão passar a recebe água do São Francisco, por meio da adutora. São Lapão, Barra do Mendes, Barro Alto, Ibititá, Ibipeba, Canarana, Cafarnaum, Presidente Dutra, Uibaí e Itaguaçu da Bahia

Construção recorde - De acordo com Wagner, "essa foi uma obra feita em tempo recorde. Quando percebemos que a estiagem levaria a Barragem de Mirorós, que abastece essa região, ao colapso, projetamos a obra, para garantir tranquilidade e segurança hídrica a população. São 350 mil pessoas que, agora, têm água nas torneiras todos os dias".



O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou que a adutora é uma das diversas intervenções que o governo federal realiza no Nordeste. “A Bahia, mais uma vez, se destaca como estado que mais realiza obras de abastecimento na região. Atualmente, estamos investindo R$ 300 milhões em várias frentes, na parceria com o governo estadual, por meio programa Água para Todos".



Nova realidade - Moradora da cidade de João Dourado, a dona de Casa Celina Dias ainda se lembra do período em que a água caia na torneira dia sim dia não. “Às vezes, passava mais de um dia sem cair. Ainda bem que essa fase já passou. Pense como é difícil viver sem água para lavar, cozinhar e, às vezes, até para beber. Agora temos água a toda hora, e água boa”.
Outras ações - No mesmo dia foi lançado também com a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, o edital de ocupação da 1ª etapa do projeto Baixio de Irecê e assinado convênio com o Banco do Nordeste para financiamento de agricultores na implantação do projeto.



O governador autorizou também a licitação do projeto de pavimentação da BA-052 no trecho Xique-Xique-Baixio e anunciou outra destinada a estudos de viabilidade e anteprojeto do reforço hídrico da barragem de Mirorós a partir do Rio São Francisco. Um protocolo de intenções foi assinado ainda entre a Codevasf e a Prefeitura de Xique-Xique para implantação do projeto Baixio Inclusão Social. 

 

Comentários alimentados por Disqus