Notícia

 15/05/2013 | UTILIDADE PÚBLICA

CAR atende mais de 1 milhão de famílias rurais em toda a Bahia

 

Mais de um milhão de famílias beneficiadas, 57 mil melhorias sanitárias e residenciais, cisternas que ultrapassam 52 mil unidades e convênios que superam a marca de 12,3 mil, distribuídos em todos os Territórios de Identidade da Bahia. Esses são apenas alguns dos números apresentados por programas de combate à pobreza rural, como o Produzir, que contam a história da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).



A empresa, vinculada à secretaria estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), foi instituída pela Lei delegada Nº 30, de 03 de março de 1983, e completa, em 2013, 30 anos de ações voltadas à inclusão socioprodutiva, combate à pobreza e às desigualdades regionais.



O evento, que marca os 30 anos da CAR, acontece nesta quinta-feira (16), às 14h, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo, em Salvador, e terá a presença de ex-diretores da empresa, colaboradores, beneficiários, jornalistas e várias autoridades.



Os projetos executados em toda a Bahia têm a importância reconhecida por organismos internacionais, como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Banco Mundial (Bird), que há mais de 25 anos vêm trabalhando junto à Companhia para mudar a realidade de milhares de famílias das zonas rurais.



São cisternas construídas e implantadas nos povoados mais distantes e de difícil acesso, estradas que chegam a vários assentamentos, energias elétrica e solar, sistemas de abastecimento de água, barragens, pontes, sanitários e projetos de infraestrutura e produtivos que se espalham pelo estado.



A CAR executa ainda várias ações voltadas para o apoio à agricultura familiar. Entre elas, a abertura de editais para estruturar e fortalecer as cadeias produtivas, atividades de conservação do bioma caatinga e inclusão socioprodutiva dos povos indígenas e quilombolas, com valorização permanente do trabalho do homem do campo, das mulheres e da juventude.



Produzir - As ações podem ser vistas em 407 municípios baianos através do Programa de Combate à Pobreza (PCPR)/ Produzir, que desde 1996, já beneficiou mais de 1 milhão de famílias, com a conclusão de 12.316 convênios. As principais realizações foram nas áreas de saneamento e abastecimento de água, com a conclusão de 52 mil cisternas residenciais.



O programa realizou ainda 57 mil melhorias sanitárias e habitacionais, 875 sistemas de abastecimento de água, 829 poços tubulares, 710 pontes 1.416 barragens.



Foram concluídos 2.661 projetos que geraram renda para 432 mil famílias, através do trabalho em usinas de beneficiamento de leite, unidades de processamento do mel, mecanização agrícola, centros de abastecimento e casas de farinha.



Gente de Valor - Em 2013, as ações do Governo da Bahia, através da CAR e Sedir, podem ser vistas em 34 municípios do nordeste e sudoeste com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano da Bahia (IDH)s, área de atuação do Projeto de Desenvolvimento de Comunidades Rurais das Áreas Mais Carentes do Estado da Bahia (Gente de Valor).



Em seis anos, o Gente de Valor atendeu 282 comunidades com projetos voltado à ampliação da oferta hídrica, como a construção de barragens, cisternas e sistemas de abastecimento d’água. Atuou com investimentos em infraestrutura básica, como instalação de energia solar e elétrica, construção de pequenas pontes e sanitários residenciais.



Suas ações abrangeram também o a apoio às microempresas rurais e à agricultura familiar para assegurar a segurança alimentar e o incremento da renda, desenvolvimento ambiental, formação profissional e capacitação para o trabalho, fortalecimento das organizações comunitárias e apoio ao comércio. A inserção dos jovens nos mercados de trabalho urbano e rural e atividades destinadas ao enfoque de gênero.



Mata Branca - O Projeto de Conservação e Gestão do Bioma Caatinga - Mata Branca - também vem trabalhando junto ao governo estadual para incluir socioprodutivamente famílias da zona rural. Sua área de atuação abrange os municípios de Jeremoabo, Itatim, Curaçá e Contendas do Sincorá. O Mata Branca é executado pelos governos dos estados da Bahia e do Ceará, com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF e tem a Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM – como agência de execução financeira.



Quilombolas - O desenvolvimento de políticas públicas para o fortalecimento das comunidades quilombolas é outra linha de ação da CAR, cada vez mais forte, e que vem sendo adotada em vários Territórios de Identidade do Estado.



O Projeto de Inclusão de Comunidades Remanescentes de Quilombos (Quilombolas) conta com a parceria do Fundo de Desenvolvimento Social do Japão, entidade internacional que atua em outros estados do nordeste do Brasil e vem alcançando resultados expressivos para redução da pobreza, e formação do capital social.




O projeto Quilombolas atua em 129 comunidades e é o resultado da construção de Planos de Desenvolvimento Sustentável com a inclusão de comunidades tradicionais nas políticas sociais do governo.



A iniciativa, que atende 9.240 famílias, distribuídas em 129 comunidades de 10 Territórios de Identidade, integra as ações do Governo da Bahia na promoção da igualdade de gênero, raça e desenvolvimento com equidade e participação.



Instituído em 2009, o projeto atua na formação de lideranças quilombolas, possibilitando o acesso desta população às políticas públicas e o fortalecimento de suas organizações. A construção dos centros multiuso para capacitação e atividades da população já é uma realidade

Comentários alimentados por Disqus