Notícia

 13/06/2011 | OUTROS

Encontro de Gestores em Santa Maria da Vitória: "Não queremos ser o bicho papão da gestão pública"

Com esta afirmação o conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia, Ronaldo Nascimento Santana, destacou o inédito papel pedagógico do TCM junto ao novo municipalismo baiano, durante a abertura do Terceiro Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Públicos, que acontece no oeste baiano, na cidade de Santa Maria da Vitória.

 

 Protagonizado pela União dos Municípios Bahia (UPB), na gestão do presidente Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, e organizado pela Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMORVALE), pelo presidente Marcão Cardoso, prefeito de Santana, o encontro reúne mais de 300 pessoas, no auditório do Palace Hotel em Santa Maria da Vitória, entre elas prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais.

 

 "A função do TCM-BA hoje não é abdicar da sua responsabilidade primária que é fiscalizar e julgar as contas, mas de forma inédita, tornar-se também um agente pedagógico, orientando os prefeitos e equipes técnicas sobre como procederem na gestão pública respeitando as leis sem travar o desenvolvimento municipal, obtendo dessa forma a aprovação das contas e a aprovação popular", afirmou o conselheiro Ronaldo Nascimento Santana.

 

 Ciente da importância de uma parceria entre gestores públicos e o Tribunal de Contas, no objetivo de uma melhor capacitação dos gestores, o prefeito Luiz Caetano destacou que, "o TCM e a UPB estão juntos nestes encontros para falarmos a mesma língua. Não dá para o prefeito e sua equipe pensarem de uma forma e os inspetores do TCM de outra. O que estamos fazendo aqui hoje é inédito no Brasil. Nunca os prefeitos tiveram essa oportunidade de discutirem gestão pública com o TCM".

 

 Presidente da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMORVALE), o prefeito de Santana, Marcão Cardoso, agradeceu a presença dos 34 municípios representados no evento. "Nunca se reuniu tantos prefeitos, vereadores e secretário numa só lugar com um objetivo como o de hoje, de capacitação em prol da gestão pública eficaz. Sairemos daqui capacitados. Valendo todo o esforço que fizemos em trazer nossa equipe técnica para cá".

 Anfitrião do encontro, o prefeito de Santa Maria da Vitória, padre Amário ressaltou a importância do evento para o oeste baiano. "Qualquer cidade poderia ser escolhida para sediar este encontro, mas ficamos felizes em recebermos tantos prefeitos e agentes públicos e políticos desejosos por uma gestão pública não apenas com contas aprovadas, mas com a gestão aprovada pelo povo".

 

Comentários alimentados por Disqus