Notícia

 02/04/2013 | UTILIDADE PÚBLICA

Seca vai continuar no Nordeste em abril

As perspectivas de chuvas para abril são desanimadoras. Em anos normais, no mês, chuvas regulares caem em Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís. Além disso, também ocorre um aumento da chuva na costa leste do Nordeste, no litoral da Paraíba e na Bahia.

Segundo a Climatempo o balanço da temperatura das águas dos oceanos Atlântico e Pacífico não irá favorecer a ocorrência das chuvas e este mês deve terminar com volumes acumulados abaixo da média.

Março terminou com volumes de chuva muito abaixo do normal em praticamente todas as capitais da região, sendo que este mês é considerado um dos mais chuvosos do ano na região de São Luís, Teresina e Fortaleza.

A forte chuva de 113 milímetros que caiu no último fim de semana do mês sobre São Luís, capital do Maranhão, deixou a cidade numa situação melhor. Mesmo assim, o mês fechou com 24% de chuva abaixo do normal.

Em Fortaleza, março tem a segunda maior média de chuva do ano, mas em 2013, o mês terminou seco, com 79% de chuva abaixo do normal.

Em Aracaju, capital de Sergipe, quase não choveu. O total acumulado foi de aproximadamente 11 mm, 93% abaixo do normal.

Em João Pessoa, a situação foi semelhante. As chuvas de março ficaram 92% abaixo da média.

A melhor situação foi a de Recife que acumulou aproximadamente 99 mm de chuva, sendo que a média para março fica em torno dos 103 mm.

Comentários alimentados por Disqus