Notícia

 02/04/2013 | OUTROS

FAEB divulga Mapa de Prejuízos da Seca na Bahia

A plantação de Milho, Feijão e Mandioca está zerada em todo o Semiárido Baiano, que corresponde a 258 municípios, mais da metade do Estado. A perda foi total. A produção leiteira também continua sofrendo com a Seca, tendo perda média de 70%, chegando a 100% em Feira de Santana, por exemplo. Até o Sisal já sofre os impactos da atual situação, com perda média de 80%.

Esses são apenas alguns dos dados do novo Mapa de Prejuízos divulgado pela Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, durante encontro realizado na sede da instituição, no bairro do Comércio, em Salvador. O Mapa é o mais atualizado documento com as consequências da grave estiagem na Bahia, que chega ao ponto mais crítico.


As medidas dos Governos Estadual e Federal são insuficientes, e longe da realidade. Os escassos recursos emergenciais esgotaram-se rapidamente e os financiamentos foram marcados pelo excesso de burocracia e lentidão, excluindo o pequeno e o médio produtor. Assistimos a um imenso retrocesso. O médio produtor já virou pequeno e o pequeno produtor está em vias de desaparecer.

Também será realizado um movimento para solicitar aos Governos Estadual e Federal ações enérgicas, impactantes e imediatas, e protestar contra o descaso e a falta de apoio aos pequenos e médios produtores, que estão sendo dizimados. A gravidade da situação é de real calamidade, e é muitas vezes maior que o tamanho da ajuda que se teve até agora. Nesse momento difícil, é necessário, mais do que nunca, que os produtores se organizem, se mobilizem, e pressionem para que seja apresentado um programa de medidas concretas, estruturantes, de médio e longo prazo, para, finalmente, serem criadas condições de sair dessa crise, com a recuperação da economia agropecuária, e preparando, enfim, o produtor do semiárido baiano para conviver dignamente com a realidade da seca.

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia - FAEB


Comentários alimentados por Disqus