Notícia

 08/03/2013 | OUTROS

Presidente da Amurc defende a suspensão das importações de cacau

No encontro que marcou o protesto contra a importação de cacau no Brasil, nesta terça-feira, 5 de março, em Ilhéus (BA), o prefeito de Ibicaraí (BA) e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), Lenildo Santana, defendeu mais investimentos para a lavoura cacaueira, tendo em vista que o país já é autossustentável na produção do produto.

De acordo com o presidente da Associação, a aplicação de barreiras à importação de cacau será um ganho direto aos produtores de cacau, até mesmo para a sociedade, que será beneficiada com a preservação da Mata Atlântica, através produção com responsabilidade e a revitalização do comércio local. A medida impedirá a chegada de pragas e doenças, que apesar das barreiras internacionais é possível verificar a entrada cada vez mais frequente dos navios.

Como resultado, será formada uma comissão para, juntamente ao Ministério da Agricultura em Brasília, avaliar a atual situação da região para a criação de políticas públicas eficazes. “E necessário que haja a suspensão das importações de cacau, já que a região é autossustentável na produção de cacau. Mas, ao mesmo tempo, a região necessita de investimentos para a lavoura cacaueira”, afirmou Lenildo Santana.

Comentários alimentados por Disqus