Notícia

 19/02/2013 | EDUCAÇÃO

Recuperação de escolas estaduais tem recursos garantidos de R$ 46 milhões


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai destinar R$ 46 milhões para as unidades escolares da rede de ensino. O investimento, que já foi disponibilizado para escolas de Salvador e do interior, vai ser utilizado em reparos na rede física, envolvendo serviços como eletricidade, revisão da cobertura, instalações hidrossanitárias e pintura.

Além disso, a Secretaria lançou o projeto Viver Escola, que tem a expectativa de atender 17 mil alunos da rede municipal de ensino de Salvador que estão ingressando na rede estadual este ano, no 6º ano do ensino fundamental (5ª série). As novidades foram anunciadas ontem à tarde em uma coletiva realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na sede da secretaria da Educação.

“A nossa intenção é tornar o ambiente das escolas mais confortável e agradável.”, disse o superintendente de Organização e Acompanhamento da Rede Escolar, José Maria de Abreu Dutra. Ele ainda ressaltou sobre os avanços na melhoria da infraestrutura nas escolas da rede estadual:

“Há seis anos, tínhamos 876 unidades escolares em condições ruins ou péssimas. Diante do quadro, optamos por enviar o dinheiro direto para os gestores das escolas, permitindo que eles fiquem responsáveis pela manutenção e conservação”.

Sobre o Viver Escola, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, disse que o novo programa vai ofertar atividades pedagógicas nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, além de jogos e atividades lúcidas.

“O Viver Escola será desenvolvido no período de 4 a 27 de março, em 62 escolas-polo na capital. O projeto vai receber o estudante que sai de uma rotina orientada por um único professor e passa a ter, em disciplinas segmentadas, um grupo de professores especializados”, explicou o titular da pasta.

Ainda de acordo com ele, o planejamento pedagógico do projeto considera a nova fase do aluno e a transição etária da criança. “Neste caso, estamos lidando com uma maioria de estudantes que estão entrando na adolescência e que precisam de acolhimento neste ritual de passagem; afinal, os cenários agora são diferentes e pedem, portanto, atenção e cuidados diferenciados”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica do Viver Escola, Iraíldes Sales, disse que os conteúdos das aulas serão os mesmos já vistos pelo aluno em sua vida escolar. “O objetivo é fazer essa ambientação, trabalhando com os estudantes para o processo de elevação da escolaridade”, esclareceu.

Para que o estudante participe do Viver Escola, os pais devem fazer a inscrição no período de 21 a 28 de fevereiro nos núcleos de atendimento e orientação instalados em todas as escolas da rede estadual. A relação dos nomes e endereços das escolas-polo está disponível no Portal da Educação (www.educacao. ba.gov.br/viverscola) e em qualquer escola da rede estadual para ser consultada durante a matrícula.

Comentários alimentados por Disqus