Notícia

 01/02/2013 | OUTROS

Barracões Industriais são incentivo ao desenvolvimento de negócios nos municípios

O Barracão Industrial é umas das principais ações da Secretaria de Desenvolvimento da Produção, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de incentivo à instalação física, à cooperação e ao desenvolvimento de micro, pequenos e médios empreendimentos nos municípios brasileiros. Em parcerias com deputados e senadores e por meio de convênio com as prefeituras, o ministério apoia a construção, ampliação, reforma ou adequação de barracão e aquisição de equipamento ou construção de infraestutura de apoio para distritos industriais.

A ferramenta é útil para prefeitos e prefeitas que queiram acelerar a atividade econômica de seus municípios, com a oferta de um local para o desenvolvimento de atividades industriais características da cidade, organizadas em Arranjos Produtivos Locais. “Se, por exemplo, a vocação industrial for a moda, o barracão pode receber vários empresários no ramo da confecção”, afirma Heráclito de Jesus Miranda, analista técnico do MDIC.

Para Ricardo Romeiro, coordenador de Arranjos Produtivos Locais (APLs) do MDIC, o projeto é a oportunidade para os municípios estimularem a iniciativa privada e, assim, gerarem mais emprego e renda. “Dentro do barracão, o prefeito pode também atrair parceiros para fortalecer essas empresas, como o Senai ou o Sebrae”, sugere.

Os prefeitos e prefeitas podem obter os recursos para a construção de um barracão industrial, por meio de emendas parlamentares. Segundo Heráclito, o orçamento mínimo do projeto é de R$250 mil. Mas os valores são variáveis, porque além da estrutura física, o barracão poderá contar com equipamentos para uso compartilhado entre os empresários.

Técnicos do MDIC são responsáveis por orientar todos os interessados e acompanhar o desempenho de todas as etapas do programa. “O ministério orienta como fazer o projeto, realiza a transferência dos recursos, acompanha e fiscaliza a construção do barracão industrial”, explica Heráclito.

Gestores municipais podem obter mais informações em http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=2&menu=2407 e durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, de 28 a 30 de janeiro. O evento, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, vai contar com diversas oficinas, incluindo uma sobre Barracões Industriais.

Comentários alimentados por Disqus