Notícia

 30/01/2013 | POLÍTICA

Wagner se reúne com prefeitos baianos

Em clima de maior aproximação com os prefeitos baianos, grupo que deve pesar nas  movimentações do cenário político para 2014, o governador Jaques Wagner (PT) liderou ontem à noite, em Brasília, um encontro promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB).

Pelo menos 150 gestores participaram do evento. Ontem o chefe do Executivo aproveitou para saudar os novos administradores dos municípios da Bahia e expressar o interesse da gestão estadual em fortalecer a parceria.

O prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM) não esteve na reunião, como ocorreu no primeiro dia, onde eles se encontraram com a presidente Dilma Rousseff (PT), mas há informações de que após o Carnaval, ele pretende afinar as relações administrativas com o Palácio do Planalto.

Ele deve percorrer vários ministérios em busca de recursos para Salvador.

Além de se encontrar com os prefeitos, Wagner estende sua agenda hoje na capital federal com o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Depois, ele se reúne com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, acompanhado do secretário da Casa Civil, Rui Costa.

À tarde, o governador tem audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira e à noite, o governador, em companhia da presidente Dilma, participa do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

A nova presidente da UPB, Maria Quitéria antecipou que uma das conquistas já alcançadas nos encontros foi a sinalização do governo federal, referente ao programa Qualificação na Gestão Municipal.

“O governo federal entendeu e se sensibilizou com o fato de que há muitos programas em que as prefeituras acabam não tendo acesso porque não existem pessoas capacitadas para fazerem os projetos. A ideia é termos equipes que possam fazer isso. A UPB já tem ajudado, mas precisamos ampliar isso e o governo federal e estadual vão contribuir com recursos e através das parcerias com o Sebrae e o BNDES”, afirmou a nova prefeita da União dos Municípios da Bahia.

Conforme Quitéria, persiste a preocupação com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Há promessas de mais recursos para investimentos para calçamentos, casas, mas estamos precisando mesmo é de mais recursos para custeios, pagamento de folhas”, afirmou.

A busca por recursos e apoio logístico para a administração também deve ser o objetivo das visitas que o prefeito ACM Neto deve fazer aos ministros em Brasília, depois da folia, de acordo com informações da coluna Radar On-line, da revista Veja.

O democrata deve procurar primeiro pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a quem pedirá colaboração para solucionar o déficit orçamentário municipal originário dos gastos de manutenção do sistema.

Comentários alimentados por Disqus