Notícia

 29/01/2013 | OUTROS

Municípios acionam Defesa Civil do Estado por causa das chuvas

Estragos causados pelas chuvas, desde o final de semana passado, levaram onze municípios de diversas regiões da Bahia a acionar a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec). Ainda não está disponível o número total de pessoas afetadas nem o balanço dos prejuízos. Técnicos da Cordec estão visitando alguns municípios para dar orientação sobre a correta elaboração da documentação para decretar situação de emergência e também para verificar e avaliar o impacto do cenário.

A Cordec chama a atenção dos gestores para o crescimento urbano desordenado dos municípios, que é um dos motivos dos transtornos em épocas de chuvas, gerando problemas como enchentes, desmoronamentos, alagamentos, entre outros danos que podem causar fatalidades. Deve-se considerar também a impermeabilização exacerbada do solo, o desmatamento de encostas em regiões próximas ao leito natural dos rios e as constantes movimentações de terra que contribuem para o assoreamento dos cursos de água.

Prefeituras devem criar órgãos de defesa civil

Para o coordenador da Defesa Civil Estadual, Salvador Brito, é fundamental que, no planejamento para desenvolvimento urbano, os municípios incluam a criação de uma Defesa Civil Municipal, que é o órgão responsável pela proteção e prevenção de riscos no município.

“A partir do momento que o município possuir agentes de defesa civil preparados, será possível minimizar o impacto desses eventos, agilizar o atendimento de socorro às vitimas ou até solicitar apoio da maneira mais adequada”, afirma Brito. Segundo ele, o mapeamento das áreas de risco é um exemplo de ação da defesa civil que evitaria o uso inapropriado de áreas para construção.

O coordenador destacou que o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil disponibiliza muitos recursos para obras de prevenção que acabam por retornar aos cofres públicos por falta de projetos. “Ou seja, mais um motivo para que os municípios estruturem seus órgãos de defesa civil”.

População

Embora os municípios tenham responsabilidades, a população também deve fazer a sua parte, como por exemplo, evitar jogar lixo nos bueiros ou no córrego, para não obstruir a passagem da água, não construir casas próximas a córregos que possam inundar, ou em cima e embaixo de barrancos que possam deslizar. Embora as chuvas tenham causado transtornos para alguns, para outros foi motivo de comemoração, pois muitos destes municípios estão sofrendo com a seca. Em cidades do oeste e do centro-sul da Bahia, a chuva do final de semana encheu açudes e aguadas.

Comentários alimentados por Disqus