Notícia

 18/01/2013 | ECONOMIA

Convênios beneficiarão mais de 1.200 famílias no extremo sul da Bahia

Moradores do extremo sul do estado serão beneficiados pelas obras resultantes da assinatura de convênios, no valor de R$ 784 mil, pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e três entidades dos municípios de Teixeira de Freitas e Itanhém.

Os acordos, assinados esta semana na sede da Sedir, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, foram viabilizados pela Coordenação de Programas Regionais da Sedir, serão executados com recursos do programa Vida Melhor/CAR e vão beneficiar mais de 1.200 famílias da região.

A parceria inclui obras como a aquisição de equipamentos para estruturação da unidade de extração e beneficiamento de mel no município de Teixeira de Freitas, a adequação da unidade de ‘envase’ e envelhecimento de bebidas destiladas e a adequação da unidade de beneficiamento de leite no município de Itanhém.

Benefícios

De acordo com o presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale de Itanhém Ltda. (Coopvali), Edivaldo Almeida Brito, a adequação da unidade de beneficiamento de leite vai beneficiar mais de 900 famílias. Ele enfatizou que os produtos derivados do leite, além se serem comercializados, serão fornecidos a programas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ainda segundo o presidente da Coopvali, as obras serão iniciadas em breve e têm a previsão de ser concluídas em seis meses. Na unidade vai ser realizada, inicialmente, a pasteurização do leite e a fabricação de queijo e manteiga. “Se não fosse o recurso concedido pelo Governo do Estado esse empreendimento não seria possível,” disse.

Na opinião de Edivaldo Brito, a chegada da unidade ao município vai significar uma maior absorção de mão-de-obra local. “Com a ampliação do quadro de funcionários, os produtores poderão ser melhor remunerados, o que favorece a sua permanência no campo”.

Realização de um sonho

Para o tesoureiro da Cooperativa dos Fabricantes de Cachaça Artesanal do Extremo Sul da Bahia (Coofcaes), de Itanhém, Valdeon Lopes Bahia, 56, a adequação da unidade de ‘envase’ e envelhecimento de bebidas destiladas possibilitará a regularização da produção de cachaça, que, há décadas, era realizada artesanalmente.

A fábrica terá a capacidade de armazenamento, homogeneização e comercialização do produto. “A assinatura desse convênio é a realização de um sonho. Essa reforma vai gerar renda e aumentar o poder aquisitivo das famílias envolvidas no processo”, salientou.

Apoio à apicultura - A cadeia da apicultura também será apoiada pelo Governo da Bahia, por meio da estruturação da unidade de extração e beneficiamento de mel no município de Teixeira de Freitas, com a aquisição de equipamentos da sede da Associação dos Apicultores do Extremo Sul da Bahia (Apiexsu), localizada em Teixeira de Freitas.

O acordo, que beneficiará diretamente mais de 100 famílias de apicultores, viabilizará a agilidade e o aumento da produção. “Estaremos aptos para fracionar os produtos e poderemos comercializar para o mercado varejista e fornecer para os programas governamentais PAA e PNAE”, ressaltou.

Todos os convênios executados pelo Vida Melhor/CAR passam pela capacitação. As associações e cooperativas conveniadas são orientadas sobre a regularidade dos processos de aquisição e contratação, documentação necessária, impostos dedutíveis e folhas de pagamento, além de tirar dúvidas de aspectos jurídicos e fiscais e distribuir material explicativo aos associados.
 

Comentários alimentados por Disqus