Notícia

 12/12/2012 | POLÍTICA

Sessão para votação de veto sobre royalties é adiada para hoje

Foi adiada para hoje  a sessão conjunta do Congresso Nacional que iria analisar o pedido de urgência de revisão do veto presidencial à lei que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo. A sessão estava prevista para esta terça-feira (11), mas foi transferida para quarta, às 12 horas, a pedido dos líderes, segundo informações do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O governo está preocupado com a possibilidade de a derrubada do veto poder ocorrer. Mas, apesar das inúmeras conversas e mobilizações das lideranças, o governo sabe que este assunto está acima de questões partidárias. Assessores palacianos lembram que o tema envolve Estados e municípios e que a pressão está sendo muito grande. Por isso mesmo, trabalha tentando convencer a base a não ajudar na derrubada do veto.

"Não é impossível haver a derrubada, mas é muito difícil", disse na segunda-feira (10) o líder do governo no Senado, Eduardo Braga, (PMDB-AM). Ele acrescentou ainda que o governo está trabalhando para impedir que isso ocorra. O ideal, para o Planalto, é que nem sequer haja a votação da urgência de revisão do veto, para que não se corra nenhum risco. Se aprovado o pedido de urgência, o veto à lei dos royalties do petróleo passará à frente na fila dos mais de 3 mil vetos que aguardam apreciação do Congresso. A partir de então, Sarney poderá convocar uma nova sessão conjunta para apreciação do tema.

Comentários alimentados por Disqus