Notícia

 03/12/2012 | EVENTOS

Administração pública responsável começa na transição de governo

Em suas palestras sobre transição de governo democrático e republicano – a importância do processo de transição democrático e responsável nos municípios, o Coordenador de Assistência aos Municípios do TCM-BA, Antônio Dourado Vasconcelos informa que o prefeito que foi eleito tem de entender que é preciso dar continuidade aos programas sociais do seu antecessor, mesmo que este tenha sido seu adversário político. Isto por que o município é uma agencia para o beneficio da população. Vasconcelos completa, “serviços sociais não se acabam em um fim de uma gestão, eles podem modificar, se aperfeiçoar”.

Para Vasconcelos a transição, e um processo que deve ser produto de uma práxis bem sedimentada, de preferência fixada por meio de normas pertinentes. Somente desse modo, o processo poderá desenvolver-se com fluência e naturalidade, independentemente da boa vontade dos atores envolvidos”.

O coordenador aconselha aos gestores e gestoras que na hora de montar a equipe de transição, deve entender que não é hora de uma ação política, mas de uma ação técnica para o bem do município. Os envolvidos devem ter conhecimento sobre as áreas especificas da administração, ela aponta como fundamental haver na equipe conhecimento de áreas como: Planejamento público, jurídico, orçamentário público, saúde, Infraestrutura civil e de TI.

Finalizando o coordenador argumentou: “A mudança de governo não pode causar prejuízo para os habitantes do município, por isso é preciso planejar a administração. A transição é a hora em que o eleito irá conhecer o que vai assumir em janeiro, por isso a grande importância deste processo democrático que nós temos”.
Comentários alimentados por Disqus