Notícia

 10/11/2012 | UTILIDADE PÚBLICA

Wagner e ACM Neto se encontram pela primeira vez após eleição durante Encontro de Prefeitos

O governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), se encontraram pela primeira vez ontem depois da eleição, em um encontro promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em Guarajuba com cerca de 300 prefeitos eleitos e reeleitos.

Na ocasião, Wagner garantiu a Neto que o telefonaria em breve para marcar um encontro  com o democrata já na próxima semana, quando deverão discutir parcerias entre o governo do estado e a nova prefeitura. Durante discurso no evento, Wagner sinalizou disposição em ajudar os novos gestores, independente da coloração partidária.

 

“Somos adversários políticos, mas em hipótese alguma somos inimigos. As portas do governo estão abertas e é papel do prefeito bater na porta do governador”, declarou Wagner. 

Durante o evento, Neto defendeu que o governo federal adote medidas compensatórias em função da perda de receita por conta da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Infelizmente, em função das desonerações, que são válidas para o consumidor, os municípios têm perdido receita. Por isso, é preciso que haja uma compensação por parte da União, sobretudo para as prefeituras que dependem dessas transferências, como Salvador”, afirmou.

Além do governador, o evento contou com a presença de autoridades como o vice-governador Otto Alencar (PSD), com quem o democrata conversou antes do início do encontro, os senadores Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), o presidente da UPB, Luiz Caetano (PT), deputados estaduais e federais.

Neto afirmou ainda que, com as desonerações tributárias, a exemplo da redução do IPI para automóveis, Salvador perde duplamente. “Perdemos no FPM e no ICMS. Por isso, eventos como esses são fundamentais porque temos uma pauta comum, e os prefeitos precisam se mobilizar em busca dos recursos”, afirmou Neto, elogiando a iniciativa da UPB.

O democrata afirmou que pretende participar das lutas da entidade em defesa de repasses maiores para as cidades baianas. 

Comentários alimentados por Disqus