[ { "Titulo": "Programa Formação Continuada", "DataCriacao": "2021-09-28T15:03:05.973", "DataModificacao": "2021-09-28T15:04:54.177", "Texto": "\n\t\t\tPROGRAMA FORMAÇÃO CONTINUADA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E POVOS TRADICIONAIS DO MUNICÍPIO DE SOUTO SOARES\n\t\tResponsável: Secretaria Municipal de Educação e Eliane Fátima Boa Morte do CarmoPrincipais Metas:\n\t\t\tGarantia do repertório relativo ao ensino-aprendizagem no cotidiano das práticas escolares, a partir da inserção do que preconiza a Lei Nº 10. 639/2003 e pelos Referenciais Curriculares Municipal;\n\t\tIndicadores de Impactos e Resultados:\n\t\t\tDetectar e Analisar os entraves existentes no processo ensino-aprendizagem que não têm contribuído para uma práxis satisfatória em consonância com as diversidades existentes no espaço escolar;\n\t\t\n\t\t\tAprofundar as discussões acerca de conceito básicos que norteiam a temática;\n\t\t\n\t\t\tPlanejar, elaborar e produzir atividades que possam ser utilizadas pelos professores e profissionais da educação em sua práxis.\n\t\tProporcionado um aprendizado capaz de resgatar as suas origens históricas;Compreender a ascensão social, levando-se em consideração que a defasagem escolar é maior entre pretos e pardos, se comparada aos não brancos;Promover uma educação na qual os alunos e as alunas sintam-se representados nos conteúdos abordados pelos professores e pelas professoras, \n\t\t\t\n\t\tResultados:Que os professores e as professoras reavaliem suas práticas de ensino, no sentido de que sintam, primeiramente em si, a necessidade de mudança, sendo que essa se reflita no seu cotidiano escolar, para que não continuemos atônitos assistindo ao esvaziamento das unidades escolares públicas.Esta formação visa, sobretudo, a criar um espaço de formação-discussão no qual temáticas relacionadas à consciência política, construção e fortalecimento de identidades étnico-raciais, direitos humanos, racismo, intolerância religiosa, gênero, linguagens e outros, estarão a todo o momento sendo contempladas.Informações adicionais:Entender e promover educação de qualidade nos dias atuais implica em mergulhar na nossa própria história para, a partir daí e das marcas deixadas pelas relações de cunho étnico-raciais, refazer uma prática de ensino em que os diversos sujeitos sejam devidamente respeitados na sua história e cultura" } ] .: Instituto de Publicações - Instituto de Pesquisas Municipais :.