[ { "DadosGeograficos": "Geografia[editar|editar código-fonte]Municípios limítrofes[editar|editar código-fonte]Municípios vizinhos.Norte:Rio do AntônioMalhada de Pedras;Sul:Condeúba,Jacaraci;Leste:Presidente Jânio Quadros;Oeste:Caculé.1 Com o município dePresidente Jânio Quadros: começa no marco existente no lugar Monte Alto, daí em reta até o centro da Lagoa de Jurema;2 Com o município deCondeúba: começa no centro da Lagoa de Jurema e daí em reta até o marco da passagem no Riachão, seguindo ainda em reta até o marco existente no Morro São Domingos;3 Com o município deJacaraci: começa no marco existente no Morro São Domingos, daí em reta até o centro da Lagoa do Estevão e daí, por outra reta, até o centro da Lagoa do Morro;4 Com o município deCaculé: começa no Centro da Lagoa do Morro, daí em reta até o centro da Lagoa das Tapagens, seguindo, a partir daí por outra reta até o lugar Lagedos dos Furados, continuando em reta até o centro da Lagoa da Várzea;5 Com o município deRio do Antônio: começa no centro da Lagoa da Várzea, seguindo em reta, até o centro da Lagoa da Pedra e, daí, até o marco existente no lugar Monte Alto.Fonte Lei Estadual Nº 4.402 de25 de Fevereirode1985do Governo do estado daBahia.Clima[editar|editar código-fonte]O município de Guajeru está situado no Alto Sertão baiano e tem como clima predominante osemiárido. Em geral, as chuvas são escassas na região, os índices pluviométricos oscilam entre 400mm a 600mm. As secas prolongadas são comuns no município, o que dificulta a agricultura. A distribuição das chuvas no território guajeruense não é uniforme, ou seja, chove mais em um lugar que em outro e há lugares em que quase não chove.Em geral, em toda a área do município osolbrilha o ano inteiro e o calor é intenso durante o dia, refrescando à noite. As temperaturas costumavam ultrapassar 30°C, principalmente no verão. O período chuvoso estende-se dos meses de outubro a abril, apesar de que nas últimas décadas vem se observando uma irregularidade nas chuvas que caem sobre a região, certamente causa das alterações climáticas. A época mais fria abrange os meses de junho, julho e agosto.Por está localizado na região doPolígono das secas, historicamente o município de Guajeru sempre sofreu bastante com a escassez de água nos períodos de seca prolongada, situação que permanece até os dias atuais em algumas regiões.Vegetação[editar|editar código-fonte]Avegetaçãopredominante em Guajeru é acaatingaque pode compreender:Arbustosou pequenasárvores, que perdem suasfolhasnaestação seca.Cactos, como omandacaru.Árvoresisoladas como oumbuzeiro, que dá o frutoumbu, ouimbuzeiro(mas na região costuma-se chamá-lo apenas por imbuzeiro e seu frutoimbu).Em meio àcaatinga, crescemgramíneasque formam aspastagensque alimentam ogado. As plantas da vegetação de caatinga apresentamfolhaspequenas e grossas, cheias depelosou espinhos, que evitam a perda excessiva deáguae tornam possível a sobrevivência dessas espéciesvegetaisnos períodos deseca.O município de Guajeru localiza-se geograficamente naregiãoSudoestedoEstado da Bahia. Posicionado na área do AltoSertãoapresentaclimasemi-áridoe tem comovegetaçãopredominante a caatinga. Conforme origem etimológica a palavra é formada pelosvocábulosindígenascaa= a mata;tinga= clara. Trata-se de umavegetaçãorala formada principalmente porplantasespinhentas.Entre as plantas típicas dacaatingaguajeruense pode-se citar:baraúna(Melaxilon brauna);jatobá(Hymenaea coubaril);aroeira(Terebinthaceas, Schinus aroeira);umbuzeiro(Spondia tuberosa);gabirobaougabiraba(Eugenia psidium);jurema(acacia jurema);mulungu(Erytrina corallededrum);umbaúba(Cecropia palmata) emaracujá(Passiflora malifornis').Hidrografia[editar|editar código-fonte]Rio do AntônioO município de Guajeru é banhado pelo Rio do Antônio.Segundo o estudiosoTranquilino L. Torresna obra "Memória Descritiva do Município de Condeúba", mapas antigos do século XVIII indicam que o rio se chamavaSanto Antônio, a denominaçãodo Antônioproveio de, assim chamar, um antigo morador da margem direita do mesmo. Em época de enchentes esse morador oferecia aos viajantes recursos para atravessar. Reza a lenda que era comum o grito dos viajantes: “Vamos para o rio do Antônio!” Devido a isso o rio passou a ter esse nome e o mesmo conserva-se até os dias atuais.Nesse rio na localidade denominada Poço da Pedra há a barragem que abastece o município de Guajeru.O Rio do Antônio tem um curso de aproximadamente 30léguas(180km), nassce no município deLicínio de Almeida. Nesse lugar é chamado deRio PalmeirasRecebe como afluentes o Rio do Salto e o Rio do Paiol. Deságua noRio Brumadoe este por sua vez no Rio das Contas.[6]Relevo[editar|editar código-fonte]Situado na área geográfica de abrangência daChapada Diamantina, o município de Guajeru apresenta um relevo predominantemente formado porplanaltos. Aliás, seu espaço territorial está bem localizado no Planalto da Conquista, área compreendida por vários municípios doSudoestebaiano.Apresentando altitude aproximada de 628metrosacima do nível domar, o município de Guajeru possui váriosmorroseserras, sendo os mais importantes: Morro do Incó, Morro dos Coqueiros e Serra da Umbaúba.No município são encontradas várias áreas de tabuleiros com altitudes de 20 a 50 metros, de topo plano e laterais íngremes, sendo regiões decaatinga. O ponto culminante do município de Guajeru é o Morro do Incó.[carecede fontes]Religião[editar|editar código-fonte]Desde o início da urbanização deSanta Rosado Panasco (atual município de Guajeru) já existia em prática a doutrina católica. Herdada dos antepassados, mas nessa época não existiam locais definidos para celebrar asmissas, pois não havia sido construída aIgreja. Por esse motivo as eventuais missas eram celebradas na então fazenda Posse, nas residências dos senhores Ângelo Custódia de Andrade e Francisco Manoel Novais. As missas eram escassas pelo fato de na época haver muitas dificuldades, como transporte e comunicação e muitos outros justificados. Essas causas levavam ovigárioa só celebrar missas de seis em seis meses ou de não em ano. OBelarmino Silvestre Torresfoi o primeiropadrea trabalhar no pequeno povoado. Na época que era paróquia deSanto Antônioda Barra (atualCondeúba), ele vinha ao povoado celebrar missas, fazerbatizadosecasamentos.A construção da Igreja foi feita com a celebração do padre Belarmino e a ajuda de alguns moradores dafazenda Posse, dentre eles: Francisco Manoel Novais, José Pinto, Clemente Pinto, Joaquim Pinto e Antônio Ribeiro. Supõe-se que a Igreja tenha sido construída por volta de1880, é certo no entanto, que foi reconstruída duas vezes. A primeira imagem colocada na igreja foi umaimagemde Santa Rosa, comprada emSalvadora pedido do senhor Reinaldo José das Virgens, morador da fazenda Posse. A imagem foi colocada na igreja no dia22 de janeirode1883. Preserva-se até hoje, dois recibos assinados por ocasião da compra da imagem, um assinado pelo Senhor Antonio Joaquim Pinto e o outro pelo padre Belarmino Silvestre Torres.Eis a íntegra uma cópia dos mesmos."Recebi do Sr. Reinaldo José das Virgens a quantia de Sessenta milréispara entregar ao Sr. VigárioBelarmino Silvestre Torres, para comprar uma imagem deSanta Rosaque o mesmo Sr.Vigáriotrouxe daBahiaencomendada pelo mesmo senhor Reinaldo.Após termos recebido pedimos o compadre Alexandre José de Novais que este mim fizesse.Santa Rosa,20 de janeirode1883Antônio Joaquim Pinto""Recebi do Sr. Antônio Joaquim Pinto a quantia de sessenta milréis, sendo cinquenta mil réis a importância de uma imagem deSanta Rosaencomendada por mim na capital daBahiae dez mil réis de frete que paguei pela condução.A dita imagem vai num caixão para estafreguesiapor mim achado, pago da quantia, e por eu ser pedido passei este em que me assino.Santo Antônio da barra,22 de Janeirode1883vigárioBelarmino Silvestre Torres"Nessa época, moravam poucas pessoas emSanta Rosado Panasco e estas não se interessavam pelas celebrações religiosas. Vinham então da fazenda Badico algumas senhoras, dentre elas Justa e Justina, para ajudar nas celebrações da igreja. Como nessa época a igreja era muito pequena, os fiéis sentava-se em roda para rezar oterço, o Ofício deNossa Senhorae aladainha. Cantavambenditos sacrose faziam grandesprocissõesna época das festas da igreja. Na igreja e também no povoado não havia energia elétrica; a iluminação era feita através decandeeirosdeazeiteevelas. Durante aQuaresmae aSemana santao povo rezava avia sacraem suas casas. Nasexta-feira da paixão, iam todos para a igreja participar da Procissão do Senhor Morto. Depois dopadreBelarmino trabalharam no povoado os seguintes padres: João Gualberto, Padre Daniel, padre Valdemar, padre Ademar, padre Homero e outros mais recentes. Não havia comunidades na zona rural e nem celebração de cultos. Na época que o padre Valdemar trabalhava no povoado o senhor Antônio Alves Ribeiro comprou aimagemdeNossa Senhora do Rosárioe colocou na igreja. Em1958o senhor José Pinto foi buscar emCondeúbaessa imagem decarro de boi, a pedido do senhor Antônio Alves Ribeiro. Nessa ocasião houve a discussão na igreja, o senhor Antônio Alves Ribeiro, queria que Nossa Senhora do Rosário fosse a Padroeira, mas Antônio Novais, parente dos moradores da fazenda posse que colocaram a imagem de Santa Rosa na igreja não aceitou a troca. Depois de muita discussão, concordaram em deixar suas imagens naigreja.A excomunhão do povoadoEm1933seismissionárioscapuchinhos(missionários da ordem deSão Francisco) vieram pregar as missões no povoado de Santa Rosa do Panasco (atual cidade de Guajeru).Havia no povoado umprofessorchamado Manoel Pedro dos Santos, conhecido por baiano que professava oateísmo. Ao saber da vinda dos missionários ele preparou um protesto para recebê-los. Quando os missionários se aproximaram dopovoadoele e seus alunos saíram combandeirasvermelhas, sinal de rejeição e foram encontrar-se com eles. Os missionários não gostaram do protesto e começaram a criticar aquela altitude; contrariados entraram no povoado, fizeram batizados, celebraram casamentos e administraram o sacramento da crisma a muitos jovens. Nessa época, José Porto morador do povoado, hospedou em suacasaalgunspalhaçosque vieram montar umcircono povoado. Os missionários pediram a José Porto para parar com as apresentações do circo, pois estavam atrapalhando as pregações. Como o senhor José Porto não atendeu ao pedido dos missionários houve uma grande discussão entre ambos.Certo dia[quando?]os missionários foram fazer uma grande pregação na igreja, era a celebração damissade encerramento das missões. No momento da pregação o senhor Jesuíno Cascavel e a senhora Perolina estavam se beijando encostados nocruzeiroque havia na frente na igreja, como os missionários já estavam nervosos, começaram a reclamar, mas eles não obedeceram. Conta-se que obispoao perceber do fato disse que era uma pouca vergonha, e que para ver oDemônionão era preciso ir aoinferno, pois o mesmo era capaz de vir até a porta da igreja atentar. Disse também que o povo que aqui morava nessa época não sabia se dar ao respeito, por isso, receberiam o castigo merecido: "Este lugar há de crescer como o rabo de cavalo". Não convém no entanto encarar esse fato como umaexcomunhão, o certo era encarar como uma advertência dos bispos. Pois a Excomunhão oficial da igreja não é lançada em casos simples como este, para excomungar a pessoa ou o lugar, é preciso que o mesmo tenha cometido um erro muito grande contra a Igreja. Além do mais uma excomunhão é levada a público através de uma bula, e não há nada desse tipo que comprove a veracidade do fato.Outras histórias[editar|editar código-fonte]Em1926a população do povoado ficou amedrontada com a invasão de revoltosos que vinham de todas as partes do sertão para saquearem casas e comércio. Há notícias de muitas lutas travadas entre população e revoltosos, muitas pessoas fugiram com medo de serem mortas.[carecede fontes]Infraestrutura[editar|editar código-fonte]Transportes[editar|editar código-fonte]O município de Guajeru não é servido porestradasasfaltadas, por esse motivo é mal servido por linhas detransporte. Não há empresas detransporte rodoviárioatuando na região e as viagens intermunicipais são feitas emveículosparticulares.Há viagens permanentes para os municípios vizinhos, principalmente paraBrumadoeCaculé. Existem estradas vicinais que ligam a sede domunicípioaospovoadosda zona rural e ainda estradas que ligam a sede do município aos municípios vizinhos. São todas estradas sem asfalto (exceto aBR-030, que dá acesso à cidade de Brumado), conhecidas na região apenas como “estradas de terra”, as quais apresentam grande dificuldade detráficonos períodos chuvosos.A cidade por ser de pequena extensão não possui transportecoletivo, mas há no município grande quantidade demotocicletasusadas nas viagens mais curtas.As principais estradas vicinais do município são:Estrada que liga Guajeru aosmunicípiosdeMalhada de Pedras(BA-148) e para Brumado, (BR-030); essas duas com pavimentação asfáltica. A BA-148 fica a 22,8km de distância àMalhada de Pedras, daí pela BR-030, 28km para Brumado.Estrada que liga Guajeru ao município deCaculé, Ibiassucê e Caetité. Início Pela BA - 614 com estrada de chão batido, com 39km de distância à Caculé.Estrada que liga Guajeru ao município deCondeúba, Cordeiros e Piripá. Início Pela BA-148 com estrada de chão batido, com 45km de distância à Condeúba.Estrada que liga Guajeru ao município dePresidente Jânio Quadrose Maetinga. Início Pela BA - 614 com estrada de chão batido, com 38km de distância àPresidente Jânio Quadros.Estrada que liga Guajeru ao município deRio do Antônioe Ibitira. Início Pela BA - 614 com estrada de chão batido e aproximadamente 30km de distância à cidade de Rio do Antônio.Turismo[editar|editar código-fonte]O município de Guajeru geograficamente está situado no AltoSertãobaiano em uma região de vegetação típica dacaatinga. Entre suas paisagens naturais de maior destaque pode-se citar:ORio do Antônio– este rio atravessa aárearural do município, na localidade denominadaPoçodapedrahá umabarrageme próximo à mesma existemcachoeiras.OMorro do Incó– uma das serras mais altas do município, há inúmeras pedreiras que podem ser visitadas. O ponto mais visitado fica no povoado deSerraLinda, desse local pode-se ter uma visão privilegiada de toda a região.APedraRedonda– enorme formação rochosa localizada na regiãosuldo município, nessa pedra há marcas pré-históricas que se assemelham a rastros deixados pordinossauros.Ojenipapo–árvorecentenária plantada pela família Porto no início da construção da cidade. Essa árvore está localizada na praça principal – aPraçadaFeira. Por seu valor histórico é considerada o cartão postal do município.Cultura[editar|editar código-fonte]Santa padroeiraSanta Rosa de Viterbo.AFolia de ReisouReisadoé a manifestação cultural mais importante do município de Guajeru. Sendo parte das festas natalinas, o reisado é uma tradição popular que lembra a jornada dostrês reis magos,Gaspar,BelchioreBaltazar, quando estes seguiram a estrela que os levou até a manjedoura onde estava o meninoJesus. A Folia de Reis vem de uma tradiçãocatólicae em Guajeru acontece todos os anos na época do Natal e doAno Novo. Na noite deNatal, os foliões ou reiseiros percorrem as casas da cidade e da zona rural cantando reis; levam à frente abandeirae aosomdegaitas,bumbos,caixas, palminhas,ganzáetriângulo, entoamcantoscujas letras falam dos acontecimentos referentes ao nascimento de Jesus, sua vida e morte. De 1 de janeiro ao dia 6 desse mesmo mês os reiseiros percorrem as residências cantando reis e visitando ospresépios. A tradição de fazer presépio é muito antiga em Guajeru e se repete todos os anos na época do Natal. As ladainhas são rezas de tradiçãocatólicaem louvor aVirgem Maria, antigamente eram cantadas emlatim. A tradição permanece até os dias atuais, em muitas localidades as famílias católicas se reúnem para rezar nas comunidades e nasigrejas.Opresépioé a representação da manjedoura onde nasceu o MeninoJesus. Na região de Guajeru, o costume de fazer presépio é muito antigo. Todos os anos na época doNatalas famílias fazem nas residências o presépio ou lapinha, nele colocam imagens do Menino Jesus, dos Reis Magos e dos pastores. O presépio só é desarmado no dia6 de janeiro, dia de Santo Reis. Um dos costumes antigos do povo de Guajeru é a tradição da queima deJudas, feita noSábado de Aleluia. Umbonecode pano é confeccionado e colocado no lombo de umjumento. Ofantochepercorre as ruas da cidade, também é levado às vilas e povoados pelos foliões pedindo esmolas. Numa noite de festa, antes do boneco ser queimado é lido o testamento do Judas com zombarias dirigidas a moradores do município.O mês de junho marca os tradicionaisfestejos juninosem Guajeru, os moradores têm por costume acender fogueiras na noite do dia 23. As donas de casa preparam os bolos de xiringa ou avoador, (um biscoito típico do interior da Bahia) e muitos fogos estouram nos arraiais. Os bailescaipirasrealizados na zona rural animam as comemorações ao som desanfonastocadas por artistas da região.Afestaem honra a padroeira do município é a mais antiga e mais importante comemoração religiosa de Guajeru. Realizada no mês de setembro, sendo data de costume o dia 8, é uma tradição do final do século XIX. Teve início no ano de1883quando a imagem deSanta Rosafoi comprada emSalvadore colocada solenemente naigreja. Desde1958que em Guajeru todos os anos durante o mês de maio são realizadas as novenas em honra aNossa Senhora do Rosário. No encerramento acontece grandefestacombaileeleilões.Feriados municipais[editar|editar código-fonte]8 de Setembro(dia da festa da padroeiraSanta Rosa de Viterbo).25 de Novembro(dia da realização do plebiscito que emancipou o município)fontehttps://pt.wikipedia.org/wiki/Guajeru#Geografia" } ] .: Instituto de Publicações - Instituto de Pesquisas Municipais :.