[ { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "•\tCENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS", "Responsavel": "SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL", "Descricao": "Ofertar atenções na ocorrência de situações de risco pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violência física/psicológica/sexual, discriminações sociais e restrições a plena vida com autonomia e exercício de capacidades, prestando atendimento prioritário a crianças, adolescentes e suas famílias. Presando pela articulação com os demais serviços da proteção social básica e da especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.", "Indicadores": "são direcionados à não compreensão dos serviços do CREAS, por parte da comunidade, bem como da “rede”. E a dificuldade na resolutividade quando se depende do judiciário, o qual apresenta uma morosidade nos fazeres técnicos.\nAs principais ações de intervenção e atividades que constituem aos serviços a serem realizadas pelos profissionais do CREAS são: Acolhida; escuta; estudo social; monitoramento e avaliação do serviço; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; orientação sócio-familiar; atendimento psicossocial; orientação jurídico social; referência e contrarreferência; informação, comunicação e defesa de direitos; apoio à família na sua função protetiva; mobilização, identificação da família extensa ou ampliada; articulação da rede de serviços socioassistenciais; articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais; articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; mobilização para o exercício da cidadania; elaboração de relatórios e/ou prontuários; estímulo ao convívio familiar, grupal e social; produção de orientações técnicas e materiais informativos; e informações sobre o serviço, e sobre o Sistema de Garantia de Direitos; dentre outros." }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "CADASTRO ÚNICO", "Responsavel": "SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL", "Descricao": "Incluir famílias de baixa renda em programas federais, para concessão do bolsa família e outros programas sociais, mapear as famílias em vulnerabilidade social no território, encaminhar demandas para a rede socioassistencial e outra políticas públicas,.", "Indicadores": "atendimentos diários, revisão e atualizações cadastrais periódicas, acompanhamento das famílias a partir de suas demandas especificas, projetos de intervenção com capacitação, orientação e informação e busca ativa de famílias,." }, { "Tipo": "PROJETO", "Nome": "CENTRAL DE REGULAÇÃO E MARCAÇÃO", "Responsavel": "SECRETARIA DE SAÚDE", "Descricao": "Incluir os usuários do SUS nos sistemas de marcação e regulação para a realização de exames e/ou procedimentos demandados pelas solicitações dos profissionais de saúde habilitados. ", "Indicadores": "Agendamento e realização dos exames e/ou procedimentos nos serviços de saúde conveniados e pactuados pela Secretaria Municipal de Saúde." }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "CENTRO DE APOIO PSICOSSOCIAL - CAPS", "Responsavel": "SECRETARIA DE SAÚDE", "Descricao": "Serviço de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, sejam em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.", "Indicadores": "•\tDiagnóstico e tratamento precoce e adequado aos usuários em sofrimento e/ou transtorno mental;\n•\tReabilitação sociofamiliar dos pacientes\n•\tAtendimento humanizado\n•\tAcolhimento familiar\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS", "Responsavel": "SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL", "Descricao": "Acompanhamento familiar através do PAF, execução de atividades esportivas, atividades físicas, gincanas socioeducativas, oficinas como violão e música, orientação social por meio de palestras e roda de conversas interventivas, atendimento de demandas espontâneas e programadas.", "Indicadores": "Prevenção de situações de risco nas famílias referenciadas no PAIF, Garantia de direitos inerentes aos usuários do SUAS, concessão de Benefícios Eventuais, manutenção do movimento de referência e contra-referência." }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CMDCA", "Responsavel": "SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL", "Descricao": "Atualização continuada dos dados sobre os problemas que afetam a condição das crianças e adolescentes do Município;\n• Promoção de articulação intersetorial com as diversas políticas públicas e ações das instituições não Governamentais (ONGs) de atendimento à criança e ao adolescente;\n• Promoção da capacitação dos Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares visando o exercício de suas funções;\n• Fiscalização, acompanhamento e controle dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e do orçamento voltado à criança e adolescente;\n• Divulgação, mobilização e adoção das medidas que efetivem o controle social;\n• Estimulo a participação das instituições no planejamento e execução das políticas municipais voltadas a consolidação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente;\n• Promoção de iniciativas que estimulem a participação e ao protagonismo da criança e adolescente nos diversos ambientes por elas frequentados.\n\n", "Indicadores": "O conselho atua baseado em evidências técnicas concretas sobre a situação da criança e do adolescente no município e foco em áreas prioritárias a serem contempladas para discussões e deliberações do conselho, proposição de projetos e destinação de recursos;\n• São necessários subsídios de conhecimento e diagnósticos de situação que evidenciem os principais problemas a serem enfrentados pelo conselho e permitam estabelecer prioridades para atuação, assim como meios efetivos para fazer frente aos desafios encontrados.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA- CMPI", "Responsavel": "SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL", "Descricao": "Fomentar e Fortalecer o Fundo Estadual do Idoso;\n• Fiscalizar, acompanhar e orientar as Instituições de Longa Permanência, projetos, programas e serviços visando à adequação das mesmas às normativas vigentes à Política Nacional do Idoso;\n• Identificar e cadastrar serviços, programas e projetos governamentais e não governamentais que desenvolvam atividades voltadas para a política de proteção e defesa da pessoa idosa.\n• Promover o mapeamento e estudo do diagnóstico da pessoa idosa no Município;\n• Manter um banco de dados permanente que sirva como fonte de pesquisa e de fomento para elaboração de melhores políticas públicas estaduais que beneficiem a população idosa;\n• Promover campanhas nas datas alusivas a Política da Pessoa Idosa;\n• Realizar ações de Combate a Violência contra a pessoa idosa.\n", "Indicadores": "Muitos idosos vivem em situação de abandono ou são vítimas de maus-tratos praticados, muitas vezes, por seus próprios familiares. Estas condições são agravadas no caso de idosos que integram grupos sociais historicamente marginalizados, como pobres, negros e mulheres. Tendo em vista estes aspectos, é importante a formulação de estratégias e a implementação de benefícios que, além de levarem em conta as diferenças internas deste segmento, contemplem serviços e programas voltados para a promoção dos direitos humanos dos idosos." }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CMAS", "Responsavel": "SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL", "Descricao": "Atuar de forma proativa como órgão fiscalizador, organizador e deliberador da política de assistência social, respeitado a paridade entre sociedade civil organizada e poder público, garantindo ampla divulgação e participação popular do seu processo de estruturação. ", "Indicadores": "Garantir a fiscalização dos recursos destinados ao Fundo Municipal de Ação Social, a prestação adequada dos serviços, além de conferir e validar os serviços prestados pelos equipamentos e serviços socioassistenciais, garantindo a conformidade com seus instrumentos de planejamento e as normas técnicas." }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE - CMS", "Responsavel": "SECRETARIA DE SAÚDE", "Descricao": "• Controlar, acompanhar, avaliar e deliberar diretrizes que promovam a política pública de saúde no município, garantindo a participação popular através da sociedade civil organizada.", "Indicadores": "•\tQuantidade de reuniões ordinárias e extraordinárias realizadas;\n•\tApreciações e deliberações que viabilizem a qualidade do funcionamento do Sistema Único de Saúde municipal.\n•\tAcompanhamento dos serviços prestados pelos serviços para a comunidade.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "CONSELHO TUTELAR DE SOUTO SOARES BAHIA", "Responsavel": "SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL", "Descricao": "Promover a proteção integral de crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social e violações envolvendo seus direitos.", "Indicadores": "Atendimentos na sede do órgão do conselho tutelar, visita na residência dos usuários, visitas de retorno na residência dos mesmos, palestras e rodas de conversas nas escolas municipais, estaduais e também na escola particular, e encaminhamentos para a rede de proteção. " }, { "Tipo": "PROJETO", "Nome": "COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA - AB", "Responsavel": "SECRETARIA DE SAÚDE", "Descricao": "Coordenar a Atenção Primária em Saúde no município, através das ações prestadas pelas Unidades de Saúde da Família e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), garantindo a execução dos programas de saúde implantados na rede da atenção básica. ", "Indicadores": "promoção e proteção à saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos usuários, individualmente e coletivamente, acesso universal, com equidade e integralidade na atenção, continuidade do cuidado, humanização e responsabilização na assistência" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "COORDENAÇÃO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA", "Responsavel": "SECRETARIA DE SAÚDE ", "Descricao": "Promover ações que gerem o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Planejar e organizar a operacionalização dos serviços de saúde, como também a normatização das políticas públicas, planos e programas de saúde, auxiliando nas decisões e prioridades da gestão.", "Indicadores": "Detectar e organizar respostas a agravos e eventos de emergência em saúde pública, como, mortalidade materno-infantil, vigilância das doenças imunopreveníveis, casos positivos para arboviroses, tuberculose, hanseníase, Leishmaniose, Doença de Chagas, IST’s, imunização, infecção pela COVID-19." }, { "Tipo": "PROJETO", "Nome": "COORDENAÇÃO DA VIGILÂNCIA SAÚDE DO TRABALHADOR", "Responsavel": "SECRETARIA DE SAÚDE ", "Descricao": "“Conhecer a realidade de saúde da população trabalhadora… considerando avaliação do processo de trabalho, do ambiente e das condições em que o trabalho se realiza…”.\n“Intervir nos fatores determinantes de agravos à Saúde do Trabalhador, visando eliminá-los, atenuá-los ou controlá-los, fazendo cumprir as normas e legislação existentes, nacionais e internacionais…”.\n“Avaliar impacto das medidas adotadas…”.\n(Portaria MS nº 3.120/98, Instrução Normativa de VISAT)\n", "Indicadores": "•\tPrevenção e investigação de acidentes de trabalho graves e com óbito;\n•\tVigilância de saúde de populações expostas a agrotóxicos;\n•\tVigilância de ambientes e processos de trabalho agrícola;\n•\tVigilância e promoção da saúde de crianças e adolescentes e erradicação do trabalho infantil;\n•\tVigilância epidemiológica e atenção a trabalhadores com patologias específicas: LER/DORT, transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, Intoxicações Exógenas Ocupacionais, Câncer Ocupacional, Pneumopatias Ocupacionais, Acidentes de Trabalho com Exposição a Materiais Biológicos, entre outros;\n•\tPromoção e proteção da saúde de Agentes de Saúde;\n•\tAções de Saúde do Trabalhados na Atenção Primária em Saúde e Hospitalar.\n" }, { "Tipo": "PROJETO", "Nome": "COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA", "Responsavel": "SECRETARIA DE SAÚDE ", "Descricao": "Desenvolver “ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde” (Lei Orgânica da Saúde 8080 de 19/09/1990, Art. 6º, § 1º). ", "Indicadores": "•\tAções desenvolvidas de caráter educativo (preventivo), normativo (regulamentador), \n•\tAções de fiscalização dos estabelecimentos de prestação de serviços de interesse da saúde;\n•\tAplicação de auto de infrações. \n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA (NASF-AB)", "Responsavel": "SECRETARIA DE SAÚDE", "Descricao": "Criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Sendo assim, a equipe do NASF-AB no município atua no fortalecimento das ações planejadas na Atenção Básica.", "Indicadores": "A equipe multiprofissional atua de forma integrada na rede SUS municipal, realizando discussões de casos clínicos; atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares e possibilita a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma a ampliar e qualificar as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. \n\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PREVIDÊNCIA CIDADÃ!", "Responsavel": "SECRETARIA DE AGRICULTURA E REC. HÍDRICOS", "Descricao": " Principais Metas: Auxiliar os cidadãos no uso do aplicativo meu INSS, atender as demandas do município quanto aos benefícios ofertados pelo INSS.", "Indicadores": "Atendimento diário, entrando com processos de Salário Maternidade, Aposentadoria (Rural e Urbana), Auxilio doença, Prova de Vida por Biometria facial, Bloqueio de Empréstimo no benefício, Cadastro de cidadãos na base de dados CNIS a partir dos 16 anos e solicitações em geral que são feitas pelo Aplicativo meu INSS. " }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA - AVAMEC", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "135 cursos online gratuitos, com o objetivo de fornecer um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem para a população.\nA plataforma Avamec é uma criação do Ministério da Educação (MEC) que visa fornecer um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem, permitindo a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas. Cursos realizados a distância, complementos a cursos presenciais, projetos de pesquisa e projetos colaborativos são alguns exemplos de ações que podem ser realizadas por meio do Avamec.\nPor meio da Plataforma, o MEC disponibiliza diversos materiais e cursos a serem realizados de modo virtual. Os inúmeros cursos disponíveis no Avamec são classificados por categoria, componente curricular e/ou etapa de ensino. Todos eles são gratuitos e possuem certificação ao final do curso.\nO Curso de Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar, planejado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e o Alfabetização Baseada na Ciência, da Secretaria de Alfabetização (Sealf) são alguns dos cursos disponíveis na Plataforma. Além dos cursos disponibilizados pelo MEC, o Avamec conta, também, com cursos das autarquias vinculadas ao Ministério e de parceiros.\n", "Indicadores": "Os cursos, possuem várias facetas e etapas de elaboração de um Plano de trabalho de Inovação com o objetivo de provocar muitas reflexões, acompanhadas de sugestões de como encaminhar os procedimentos na rede de ensino. Os cursos tem a finalidade de aprofundar os estudos, desde a elaboração de um diagnóstico capaz de aferir o nível de aprendizagem dos educadores e ou alunos em cada unidade de ensino ou em cada rede, até os aspectos fundamentais para se fazer uma análise do ponto de partida e onde se pretende chegar" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA - CENSO ESCOLAR", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:\nA coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.\nO Censo Escolar é regulamentado por instrumentos normativos, que instituem a obrigatoriedade, os prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta de dados.\n", "Indicadores": "O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.\nA compreensão da situação educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), que podem ser acompanhadas no Observatório do PNE. Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar.\nAlém disso, as matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Todos esses Indicadores Educacionais são calculados com base nos dados do Censo Escolar. \nInformações adicionais:\n\nO Censo é realizado de forma descentralizada, por meio de uma colaboração entre a União, os estados e os municípios. De acordo com a Portaria MEC nº 316, de 4 de abril de 2007, as atribuições dos diferentes atores no processo são:\na) Ao Inep cabe definir e disponibilizar para os demais atores o cronograma anual de atividades, os instrumentos e os meios necessários à execução do Censo; estabelecer mecanismos de controle de qualidade da informação; organizar e enviar para publicação os resultados; além de avaliar e acompanhar todas as etapas do processo censitário, a fim de garantir o alcance de seus objetivos e o aperfeiçoamento constante;\nb) Aos gestores dos sistemas estaduais e municipais de educação cabe treinar os agentes que coordenarão o processo censitário nas respectivas escolas vinculadas; acompanhar e controlar toda a execução do processo censitário no seu território; zelar pelo cumprimento dos prazos e normas estabelecidas, bem como responsabilizar-se solidariamente pela veracidade dos dados declarados nos seus respectivos sistemas de ensino;\nc) Aos diretores e dirigentes dos estabelecimentos de ensino público e privado cabe responder ao Censo Escolar da Educação Básica, no Sistema Educacenso, responsabilizando-se pela veracidade das informações declaradas.\nCom relação às responsabilidades das escolas relativas aos procedimentos de preenchimento do Censo Escolar, é importante enfatizar que os dados declarados pelas unidades escolares devem ter como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola (ficha de matrícula, diário de classe, livro de frequência, histórico escolar, sistemas eletrônicos de acompanhamento, diário do professor, regimento escolar, projeto político-pedagógico, documentos de modulação de professores e de enturmação, dentre outros). Essa exigência é fundamental para a garantia da fidedignidade dos dados declarados.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA - CONVIVA EDUCAÇÃO", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Conviva Educação é um ambiente virtual criado para ampliar a visão dos dirigentes ou secretários municipais de educação e suas equipes, com a proposta de que toda escola seja um ambiente de aprendizagem solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, na busca da melhoria da aprendizagem.\n A plataforma Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito para Dirigentes Municipais de Educação (DME), equipes técnicas das secretarias, gestoras e gestores escolares.\n\nSabemos que fazer a gestão da educação no território é complexo e requer muitos conhecimentos. Afinal, a maior parcela da educação básica no Brasil está sob responsabilidade das redes municipais, cujas secretarias têm recursos financeiros e humanos limitados para enfrentar os desafios cotidianos.\n\nPara formar, informar e apoiar as equipes, há 8 anos o Conviva foi fundado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e conta com o apoio de 10 instituições e fundações parceiras.\n\nNo final de 2020, 92% dos municípios do país estavam cadastrados e 2.005 Secretarias Municipais de Educação acessavam mensalmente os conteúdos, as ferramentas e as áreas de trocas de experiências da plataforma. Veja mais alguns destaques:\n\nAmbiente seguro: a secretaria gerencia o uso da plataforma feito por seus usuários e garante o sigilo dos dados incluídos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)\n Funcionalidade de importação do Censo Escolar, permitindo o planejamento, implementação e monitoramento das políticas públicas\nMemorial de Gestão para registro das ações das secretarias, transição democrática na troca de governos e apoio para continuidade do planejamento\nFerramentas de apoio à organização da equipe: Agenda, Planejamento Anual e Plano de Ação\nFoi desenvolvido no formato de uma plataforma digital voltada para o gerenciamento por parte de dirigentes municipais de educação, assim como também, das equipes técnicas das secretarias de educação dos municípios. Além disso, o Conviva Educação 2021 visa auxiliar os profissionais da educação, trabalhando na disponibilização de cursos de forma 100% gratuita. \nTendo em vista que é de responsabilidade das redes municipais todos os processos educativos existentes em todo o território nacional, sabemos que este órgão sofre com diversos problemas voltados a disponibilização de recursos financeiros e humanos. No entanto, ao fazer uso do sistema Conviva, os agentes municipais de educação acabam tendo maior autonomia para a realização de seus trabalhos. \nComo forma de apoiar as ações do Conviva Educação foi criada a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação há mais ou menos 6 anos atrás. Atualmente, cerca de 12 instituições e fundações são parceiros do programa, tendo aproximadamente 90% dos municípios cadastrados no sistema, no qual é possível acessar:\n", "Indicadores": "100% de apoio e acompanhamento às equipes dirigentes no processo ensino-aprendizagem e na parte de documentação necessária;\n\n100% do ambiente colaborativo, solidário e acolhedor; \n\nMelhoria de indicadores de permanência de aproveitamento escolar;\n\nPromover e articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino; \n\nArticular e fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar, com aproximação entre os serviços de assistência social e saúde.\n\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA - FORMAÇÃO CONTINUADA", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realiza a Formação Continuada Territorial. A ação prevê a Formação Continuada em contexto profissional para Coordenadores(as) Pedagógicos(as), Gestores(as) Escolares e Equipes Técnicas, das redes municipais que fizeram a adesão ao regime de colaboração e, também aos educadores da rede estadual. A Formação Continuada Territorial tem como foco os educadores e equipes técnicas que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano.\nOs estudos apresentam ações que valorizem as práticas e saberes dos Coordenadores, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem.\nA diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira, destaca que a meta da Formação Continuada é alcançar 6,6 mil educadores. “Estamos trabalhando de forma singular, unindo esforços com os municípios, com as Universidades e parceiros para a formação, com foco no 6º ao 9ª ano e no Ensino Médio”, destacou. Ainda de acordo com a diretora, a Formação Continuada é ancorada em pilares como Currículo, Avaliação e Práticas Pedagógicas\n", "Indicadores": "Alcançar 6,6 mil educadores na formação continuada e promove a integração dos coordenadores e de todos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma harmoniosa, as relações interpessoais. É um profissional que atua entre a direção e os professores." }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA – PROJETO - ICEP (INSTITUTO CHAPADA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA)", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Garantir a melhoria da aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental por meio da formação continuada de educadores, aliada à mobilização social em Territórios Colaborativos, da disseminação de conhecimentos e da participação no debate político da educação.", "Indicadores": "A execução de projeto, destinado a contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a partir da formação continuada, aliada à mobilização política, em territórios colaborativos pela educação, que se realizará por meio do estabelecimento do vínculo de parceria;\nEstruturar a equipe técnica municipal com pelo menos um diretor pedagógico e um supervisor técnico para cada segmento, que possam atuar plenamente na gestão das práticas educativas e de formação continuada da rede municipal;\nGarantir condições para a equipe técnica realizar mensalmente encontros de formação continuada com coordenadores pedagógicos e diretores escolares;\nGarantir condições para a equipe técnica realizar mensalmente acompanhamentos em todas as escolas da rede municipal;\nGarantir na rotina de trabalho do coordenador pedagógico tempo e espaço para encontros de formação de professores e para acompanhamento da sala de aula;\nGarantir a realização de diagnósticos institucionais trimestrais do sistema de escrita, de leitura e de produção de texto, a realização dos conselhos classe e a implantação dos planos de apoio pedagógico em todas as escolas;\nGarantir a realização da jornada pedagógica e dos seminários didáticos e avaliativos\nElaborar e executar plano de trabalho, no que concerne ao apoio na implantação da política de formação continuada, articulada às práticas profissionais e à gestão da aprendizagem; \nOrganizar e elaborar em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação diretrizes para o trabalho da formação continuada;\nAcompanhar e supervisionar o trabalho dos formadores nos municípios;\nArticular parcerias que fortalecem melhorias na qualidade da educação nos municípios;\nPromover fóruns pela qualidade da educação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação; \nMonitorar a implantação da política de formação continuada através de relatórios avaliativos semestrais, a serem compartilhados com o secretário de educação.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA ARRANJO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (ADE) CHAPADA DIAMANTINA E REGIÕES - CAAFS", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Os arranjos são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto – e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).\n\nAção que une esforços de redes municipais e estaduais para atuarem de forma colaborativa com o poder público com o intuito de superarem dificuldades e garantirem a aprendizagem dos alunos.\n", "Indicadores": "A constituição de 1988 apontou que a responsabilidade pela garantia da oferta de vagas desde a Educação Infantil até o término do Ensino Fundamental cabe prioritariamente aos municípios. Logo, o avanço da qualidade e dos resultados da educação pública depende, e muito, do sucesso da gestão municipal.\nÉ preciso considerar o contexto dos municípios brasileiros para compreender melhor o tamanho dos desafios no campo da educação: “70% das cidades são consideradas pelo IBGE como de pequeno e de médio porte, ou seja, com menos de 23 mil habitantes. Muitas delas comprometem grande parte do orçamento da educação com as despesas da folha de pagamento, sobrando poucos recursos para outros investimentos que são igualmente necessários, como por exemplo, a formação continuada de professores, melhoria de estrutura física, realização de eventos pedagógicos, aquisição de materiais, etc. Aliado a isso, a descontinuidade das políticas educacionais, em função da troca constante dos secretários de educação, pode comprometer a motivação dos profissionais e a progressividade das iniciativas. Quando se analisa esse cenário, nos perguntamos: haveria alguma maneira de superar esses obstáculos para viabilizar saltos de qualidade na educação pública?”,\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA BRASIL NA ESCOLA", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Garantir a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar, com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental.", "Indicadores": "Promoção do acesso, da permanência e dos aprendizados dos estudantes, em especial, daqueles em situação de vulnerabilidade social;\nFormação de uma estrutura de governança colaborativa, para acompanhamento, proposição de soluções e implementação do Programa, regional e localmente;\nFortalecimento da liderança, gestão escolar e formação dos profissionais; \nIntegridade financeira e administrativa na gestão.\nElevar a frequência escolar nos anos finais do ensino fundamental;\nDiminuir os índices de evasão e abandono escolar nos anos finais do ensino fundamental;\nDiminuir os índices de reprovação nos anos finais do ensino fundamental;\nDiminuir a distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental;\nElevar a aprendizagem e, consequentemente, o desempenho nas avaliações nacionais;\nContribuir para a consecução das Metas 2 e 7 do PNE, de que trata o Anexo à Lei nº 13.005, de 2014; e\nPropor estratégias inovadoras de organização pedagógica para o ensino fundamental.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA EDUCAÇÃO CONECTADA", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Garantir a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica;\nAtendimento de 44,6% dos alunos da educação básica;\n", "Indicadores": "Implementação de quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura.\nAmpliação da meta para alcançar atendimento de 85% dos alunos da educação básica. \nAvaliação dos resultados com base na formação, utilização dos recursos educacionais digitais e capacidade de gestão dos recursos financeiros e dispositivos legais disponíveis;\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA EDUCAÇÃO E FAMÍLIA ", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Garantir a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de re?exão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro.\nGarantir- Projetos de Formação: essa ação possibilitará a realização de processos permanentes e constantes de aperfeiçoamento dos saberes, visando a qualificação da atuação da família e dos profissionais da educação\nGarantir que o Conselho Escolar se constitui no órgão colegiado da estrutura da escola que legitima a participação dos representantes das comunidades escolar e local, com destaque para a família;\n", "Indicadores": "Promoção da educação como direito social básico;\nOferta de educação de qualidade para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua quali?cação para o trabalho;\nProtagonismo da família e da escola na garantia do direito à educação e na construção do projeto de vida do estudante.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA FORMAÇÃO CONTINUADA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E POVOS TRADICIONAIS DO MUNICÍPIO DE SOUTO SOARES", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Garantia do repertório relativo ao ensino-aprendizagem no cotidiano das práticas escolares, a partir da inserção do que preconiza a Lei Nº 10. 639/2003 e pelos Referenciais Curriculares Municipal;", "Indicadores": "Detectar e Analisar os entraves existentes no processo ensino-aprendizagem que não têm contribuído para uma práxis satisfatória em consonância com as diversidades existentes no espaço escolar;\nAprofundar as discussões acerca de conceito básicos que norteiam a temática;\nPlanejar, elaborar e produzir atividades que possam ser utilizadas pelos professores e profissionais da educação em sua práxis.\nProporcionado um aprendizado capaz de resgatar as suas origens históricas;\nCompreender a ascensão social, levando-se em consideração que a defasagem escolar é maior entre pretos e pardos, se comparada aos não brancos;\nPromover uma educação na qual os alunos e as alunas sintam-se representados nos conteúdos abordados pelos professores e pelas professoras, \n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA FORMAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Garantir formação e atualização docente em tecnologias digitais, de forma que os novos conhecimentos possam auxiliá-los, possibilitando-os a pensar na sua prática pedagógica para melhorá-la, na perspectiva de atender ás demandas para o fortalecimento da atuação educacional contemporânea", "Indicadores": "É um curso de formação continuada, para educadores sobre os programas e ações do mundo digital (tecnologia), utilizando a modalidade de Educação presencial e ou Distância.\nOs cursos ofertados visam orientar a gestão e o desempenho dos diversos programas e ações educacionais, bem como contribuir para a formas mais práticas, lúdicas, interativas e dinâmicas de explicar um conteúdo. \n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, política nacional de formação continuada dos profissionais da educação e sociedade civil.", "Indicadores": "Formar gestores para aprimorar o uso e o controle dos recursos da educação;\nfortalece a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais do FNDE;\nOfertar formação para toda a comunidade escolar. Podendo participar professores, pais de alunos, diretores, gestores municipais e estaduais e sociedade civil em geral;\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA IFA (INSTITUTO FAZER E ACONTECER)", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Promove atividades esportivas e formação para jovens que residem em zonas com baixo IDH em Salvador e no interior do estado.\nDesde 2007, o IFC começou a realizar capacitações de educadores no programa selo UNICEF Município Aprovado. Nesta época, foi criado, o programa “Esporte é Brincadeira”. Em 2012 o IFA criou a Rede Fazer Acontecer com o intuito de desenvolver e melhorar as políticas públicas voltadas para o esporte na Bahia. Influenciar as políticas públicas de esporte, promover práticas culturais para jovens de classes populares e desenvolver o espírito crítico entre esses jovens são algumas das metas do Instituto Fazer Acontecer.\nO IFC desenvolveu um projeto chamado “Esporte é Brincadeira”, apoiado pelo Criança Esperança, cuja perspectiva é mostrar o esporte como ferramenta pedagógica e de desenvolvimento social.\nO objetivo desse trabalho é educar os jovens através do jogo e da brincadeira, proporcionando uma chance de inclusão social e desenvolvimento de habilidades pessoais. Deste modo, o Instituto já atendeu mais de seis mil jovens durante dez anos. \nAo doar para o projeto “Esporte é Brincadeira” do IFC, você ajuda diretamente 720 jovens prestes a se desenvolverem socialmente através do esporte além de outros 2.520 beneficiados indiretamente.\n", "Indicadores": "O Instituto Fazer Acontecer, fundado em 2003, é uma organização que promove atividades esportivas e de formação para jovens que residem em zonas com baixo IDH em Salvador e no interior do estado.\no Instituto Fazer Acontecer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que promove atividades esportivas e de formação para a cidadania para jovens que residem em zonas com baixo IDH, sem oportunidade de se desenvolverem através de atividades esportivas e de formação para cidadania; O esporte, como ferramenta de transformação social, em baixa nas escolas públicas. \nNossa perspectiva de trabalho é a de educar através do jogo e da brincadeira, oferecendo oportunidade de inclusão social e de desenvolvimento das habilidades pessoais aos jovens participantes do programa. Com esta filosofia de trabalho, já atendemos mais de 6 mil meninos e meninas ao longo dos últimos 10 anos.\n Contamos com parcerias estratégicas e com o apoio institucional do poder público, o que permite à organização oferecer atividades educacionais esportivas orientadas, colaborando para que adolescentes de baixa renda se tornem agentes de seu próprio papel na sociedade. Utilizamos o lado lúdico e educativo do esporte para difundir valores como solidariedade, respeito, honestidade e cooperação, promovendo assim uma participação igual de meninos e meninas. \n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), popularmente conhecido como merenda escolar, é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e visa à transferência, em caráter suplementar, de recursos financeiros aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios destinados a suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos. É considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar no mundo e é o único com atendimento universalizado.\nEste programa vigora no Brasil desde 1954 e cujo nome foi estabelecido na década de 90 em substituição ao Programa de Merenda Escolar. Entre os objetivos do PNAE, destacam-se o aprimoramento dos hábitos alimentares; a melhoria das condições nutricionais (através da suplementação universal, durante pelo menos 180 dias letivos) e da capacidade de aprendizagem; redução dos índices de repetência e evasão escolar.\nO Pnae é conhecido mundialmente como um caso de sucesso de Programa de Alimentação Escolar Sustentável. Nesse contexto, é importante ressaltar os Acordos Internacionais firmados com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura – FAO e com o Programa Mundial de Alimentos – PMA, por meio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, com vistas a apoiar o desenvolvimento Programas de Alimentação Escolar Sustentáveis em países da América Latina, Caribe, África e Ásia, sob os princípios da Segurança Alimentar e Nutricional e do Direito Humano à Alimentação Adequada.\n", "Indicadores": "A Medida Provisória n° 2.178, de 28/6/2001 (uma das reedições da MP n° 1.784/98), propiciou grandes avanços ao PNAE. Dentre eles, destacam-se a obrigatoriedade de que 70% dos recursos transferidos pelo governo federal sejam aplicados exclusivamente em produtos básicos e o respeito aos hábitos alimentares regionais e à vocação agrícola do município, fomentando o desenvolvimento da economia local.\nOutra grande conquista foi a instituição, em cada município brasileiro, do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) como órgão deliberativo, fiscalizador e de assessoramento para a execução do Programa. Isso se deu a partir de outra reedição da MP n° 1.784/98, em 2 de junho de2000, sob o número 1979-19. Atualmente, os CAEs são formados por representantes de entidades civis organizadas, dos trabalhadores da educação, dos discentes, dos pais de alunos e representantes do poder Executivo.\nA partir de 2006, uma conquista fundamental foi a exigência da presença do nutricionista como Responsável Técnico pelo Programa, bem como do quadro técnico composto por esses profissionais em todas as Entidades Executoras, o que permitiu uma melhoria significativa na qualidade do Pnae quanto ao alcance de seu objetivo.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE DO ESCOLAR (PNATE) ", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "O Transporte Escolar Rural é o deslocamento dos alunos da rede pública de educação, que residem e/ou estudam em áreas rurais, ocorrendo a partir de suas residências ou um ponto de embarque, possibilitando o acesso às unidades de ensino, por meio de veículos escolares.\n\nO Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) consiste na transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com manutenção, seguros, licenciamento, impostos e taxas, pneus, câmaras, serviços de mecânica em freio, suspensão, câmbio, motor, elétrica e funilaria, recuperação de assentos, combustível e lubrificantes do veículo ou, no que couber, da embarcação utilizada para o transporte de alunos da educação básica pública residentes em área rural. Serve, também, para o pagamento de serviços contratados junto a terceiros para o transporte escolar.\n\nOs recursos são destinados aos alunos da educação básica pública residentes em áreas rurais que utilizam transporte escolar. Os valores transferidos diretamente aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios são feitos em dez parcelas anuais, de fevereiro a novembro. O cálculo do montante de recursos financeiros destinados anualmente aos entes federados é baseado no censo escolar do ano anterior X per capita definido e disponibilizado na página do FNDE para consulta.\nOs estados podem autorizar o FNDE a efetuar o repasse do valor correspondente aos alunos da rede estadual diretamente aos respectivos municípios. Para isso, é necessário formalizar a autorização por meio de ofício ao órgão. Caso não o façam, terão de executar diretamente os recursos recebidos, ficando impedidos de fazer transferências futuras aos entes municipais.\n", "Indicadores": "?\tGarantir 100 % o transporte escolar aos alunos da educação básica pública, residentes em área rural, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios - Censo do INEP ano anterior.\n?\tRealização de 100% do deslocamento dos alunos no trajeto casa-escola-casa para facilitar o acesso e a permanência destes nas escolas, melhorando as condições da oferta do ensino público.\n\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD)", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) foi instituído pelo Decreto nº 9.099, de 2017, com a finalidade de avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e às instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.\nA execução do PNLD é realizada de forma alternada. São atendidos em ciclos diferentes os quatro segmentos: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Os seguimentos não atendidos em um determinado ciclo, recebem livros, a título de complementação, correspondentes a novas matrículas registradas ou à reposição de livros avariados ou não devolvidos.\nAlém dos seguimentos, no âmbito do PNLD, podem ser atendidos estudantes e professores de diferentes etapas e modalidades, bem como públicos específicos da educação básica, por meio de ciclos próprios ou edições independentes.\nCom relação à compra e à distribuição dos materiais e livros didáticos selecionados pelo Ministério da Educação, no âmbito da Secretaria de Educação Básica (SEB), é importante ressaltar que são de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cabendo a este órgão também a logística do provimento e do remanejamento dos materiais didáticos para todas as escolas públicas do país cadastradas no censo escolar.\n", "Indicadores": "Avaliar e disponibilizar obras didáticas e literárias, de uso individual ou coletivo, acervos para bibliotecas, obras pedagógicas, softwares e jogos educacionais, materiais de reforço e correção de fluxo, materiais de formação e materiais destinados à gestão escolar, entre outros materiais de apoio à prática educativa, incluídas ações de qualificação de materiais para a aquisição descentralizada pelos entes federativos. \nAs escolas deverão registrar escolha de até 4 (quatro) projetos integradores e 1 (um) projeto de Vida.\nCaso a escola opte por não utilizar qualquer uma das opções ofertadas, é obrigatório o registro no sistema de que não deseja receber o material daquela (s) opção (ões). Sem esse registro, o SIMEC apontará que deve ser enviado um dos títulos disponíveis de cada opção para todo o alunado.\nAs redes de ensino, em conjunto com suas escolas, deverão decidir pela unificação ou não dos materiais que serão distribuídos, garantindo que cada escola participante do PNLD continue registrando suas escolhas individualmente e de acordo com a decisão de seu corpo docente.\nÉ obrigatória a inclusão da ata de reunião da escolha no Sistema PDDE Interativo/SIMEC. A não inclusão obriga as escolas a apresentar uma justificativa.\nAs escolas precisam informar sobre a visita de representante de editoras que realizou divulgação de material do PNLD em sua unidade.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA PDDE CAMPO", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Promover ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas das redes municipal e estadual que possuam alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental em classes multisseriadas localizadas no campo, conforme matrícula apresentada no CENSO ESCOLAR 2009.", "Indicadores": "O PDDE Campo consiste no repasse financeiro por meio de transferência de recursos, nas categorias econômicas de custeio e capital, para contratação de mão-de-obra e outras despesas necessárias à manutenção, conservação e pequenos reparos em suas instalações, bem como aquisição de mobiliário escolar e outras ações de apoio ao desenvolvimento das práticas pedagógicas no cotidiano escolar. \nOs recursos destinam-se, para contratação de mão-de-obra e outras despesas necessárias à manutenção, conservação e pequenos reparos em suas instalações, bem como para aquisição de mobiliário escolar e outras ações de apoio com vistas à realização de atividades educativas e pedagógicas coletivas requeridas pela oferta de turmas organizadas sob a forma de multisseriação.\nA comunidade tem, ainda, o importante papel de acompanhar a utilização dos recursos para atestar se estas se encontram em conformidade com o plano de ação, bem como a qualidade do serviço, tendo em vista a durabilidade da intervenção e a segurança dos alunos e professores;\n Verificar a qualidade do material adquirido para realização das obras de reparo; - verificar a qualidade do equipamento adquirido (mobiliário escolar, utensílios de cozinha etc.);\nVerificar se o serviço está sendo feito no prazo estabelecido e em conformidade com o que foi estipulado;\n Acompanhar a prestação de contas e atestar se o recurso foi gasto estritamente com as ações de melhoria da infraestrutura da escola localizada no campo para a qual se destinava; \n Participar ativamente da gestão.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Assegurar uma educação de qualidade, que reconheça e valorize as diferenças existentes entre os discentes, de forma a estimular o desenvolvimento de inteligências e competências no sujeito.\n\n-Proporcionar a formação de pessoas para uma vida inspirada numa cultura dialógica de justiça e liberdade, através da reflexão e vivência de valores pessoais, sociais e morais.\n\n- Fortalecer as escolas para executar políticas educacionais e garantir acesso, permanência e sucesso dos/das estudantes, com vistas a elevação do conhecimento na sociedade e a sua formação pessoal e social. \n", "Indicadores": "Intensificar a formação continuada oferecida aos educadores, contribuindo para o fortalecimento do pensamento crítico/reflexivo diante da compreensão dos fundamentos científicos e técnicos inerentes ao processo.\nViabilizar a qualificação dos projetos de formação continuada dos educadores , visando a articulação entre as necessidades educacionais e sociais vigentes na rede municipal e as diretrizes e referenciais curriculares de forma que garanta os objetivos e direitos de aprendizagens dos estudantes.\n\nArticular estratégias de formação dos educadores nos diferentes segmentos e funções, de forma que discute e direcione ações educativas para o desenvolvimento integral do sujeito educando, inserindo-o de forma participativa e integradora na sociedade.\n\nOperacionalizar a disseminação dos trabalhos pedagógicos articulados aos sete princípios da aprendizagem dialógica, considerando a igualdade e equidade como equilíbrio da formação dos sujeitos nas instituições educacionais.\n\nCriar oportunidades de aprendizagens significativas no contexto escolar através do desenvolvimento de projetos mediados por metodologias ativas.\n\nQualificar e aperfeiçoar a ação docente através do aprofundamento nas discussões e reflexões acerca das especificidades e legibilidade que regem as leis educacionais, possibilitando a inserção das leis 10.639/03 e 11.645/08 nos planejamentos institucionais e pedagógicos.\n\nRealizar o mapeamento da situação de vulnerabilidade das crianças e adolescentes, para a garantia do apoio pedagógico no ensino fundamental.\n\nAmpliar a oferta de vagas na creche para crianças de 0 a 3 anos\n\nAssegurar o projeto do Busca Ativa para erradicar a evasão escolar e garantir a assiduidade na rede de ensino\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA SELO UNICEF", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), junto a diversos parceiros da sociedade civil e governos, para apoiar os municípios e garantir os direitos de crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas e mobilizar esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. Este tem o principal objetivo de contribuir para o município melhorar as condições de vida e desenvolvimento de cada criança e cada adolescente. Para que seja possível alcançar resultados objetivos, foi estruturado um conjunto de ações para possibilitar o alcance de resultados locais, os quais terão impacto na situação do país e contribuirão para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). \nO Selo UNICEF conta, também, com o apoio do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal; do Consórcio Nordeste; da Associação Brasileira de Municípios (ABM); da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas); do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); da Confederação Nacional de Municípios (CNM); e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além de outras parcerias nos estados em que o Selo UNICEF acontece. Essas instituições apoiarão os municípios no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas em diferentes áreas essenciais à vida das crianças e dos adolescentes.", "Indicadores": "O município tem um papel essencial na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É no município onde as crianças nascem, crescem e se desenvolvem que as políticas públicas trazem mudanças concretas na vida dessas meninas e desses meninos. É esse o compromisso do município de Souto Soares que começam, agora, a nova edição do Selo UNICEF.\nA metodologia do Selo UNICEF inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que, no Brasil, é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).\nOs municípios que participam do Selo UNICEF se comprometem a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas:\n1.\tDesenvolvimento infantil na primeira infância;\n2.\tEducação de qualidade para todos;\n3.\tDesenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida;\n4.\tHábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas;\n5.\tOportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens;\n6.\tPrevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes;\n7.\tFamílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.\nOs resultados alcançados precisam ser sistêmicos, ou seja, permanecer nos municípios mesmo após o término das atividades. Quem participa também é monitorado pelo UNICEF em um conjunto de indicadores sociais. Essa combinação contribui diretamente com 7 e indiretamente com outros 4 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.\nAo final do ciclo de quatro anos, em 2024, serão reconhecidos com o Selo UNICEF os municípios que mais avançarem nos resultados sistêmicos (o que eles precisam melhorar), nos indicadores sociais (que refletem a qualidade das políticas públicas para a infância e adolescência) e na participação cidadã e gestão por resultados, garantindo a participação de adolescentes e o fortalecimento dos espaços de participação social no município.\n\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA SIMEC PAR", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Garantir o monitoramento, execução e Controle do Ministério da Educação no portal do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação.\nGarantir o acesso no portal do Simec para que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em sua unidade escolar.\nGarantir o cumprimento do planejamento local, consolidados anualmente, dentro das quatro dimensões: gestão educacional, formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar, práticas pedagógicas e de avaliação, e infraestrutura física e recursos pedagógicos.\n", "Indicadores": "Estruturação das etapas: preparatória, diagnóstico e planejamento, todas a cargo dos entes federados. \nMonitoramento dos planos subnacionais de educação na Plataforma + PNE como requisito ao início das etapas do PAR.\nAssistência técnica e financeira que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de política educacional.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA TEMPO DE APRENDER", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 2º (segundo) ano do ensino fundamental – Mata 5 do PME.", "Indicadores": "Estruturar os processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na pré-escola, com qualificação e valorização dos (as) professores (as) alfabetizadores e com apoio pedagógico específico, a fim de garantir a alfabetização plena de todas as crianças;\nPromover e estimular a formação inicial e continuada de professores (as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós-graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores (as) para a alfabetização;" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "PROGRAMA: PROJETO INSTITUCIONAL SÃO JOÃO LITERÁRIO: NOSSA PARTE, NOSSA ARTE!", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "Garantir a continuidade do projeto Institucional São João Literário: nossa parte, nossa arte, sem perder de vista a cultura, o envolvimento, a interação e a participação das escolas da rede como parte responsável da formação integral, social e cultural dos seus sujeitos. ", "Indicadores": "Possibilitar a visibilidade dos aspectos artísticos e culturais desenvolvidos no âmbito escolar, como forma de garantir e fortalecer a continuidade da cultura junina municipal, através do envolvimento, da interação e da participação das escolas da rede;\nAvaliar, executar e monitorar as ações previstas neste projeto, implica em acompanhar, registrar e divulgar os resultados de forma sistematizada e organizada para o cumprimento das ações realizáveis na perspectiva deste projeto. \nOportunidade para se trabalhar com a produção literária, presente na cultura popular;\n" }, { "Tipo": "PROJETO", "Nome": "PROJETO ESTUDANTIL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO DE SOUTO SOARES", "Responsavel": "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO", "Descricao": "A Olimpíada Estudantil da Rede Municipal de Educação de Souto Soares, será promovida, organizada e dirigida pela comissão organizadora geral composta pelos membros da SEMESS e da diretoria de esportes.\nO Projeto tem a função de fortalecer a ação educativa na Escola, tendo como fundamento a cultura corporal que deve fundamentar o currículo, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico. Ele é organizado pela equipe da Secretaria da Educação, que envolve, anualmente, estudantes e professores das escolas da rede municipal.\nCaberá à comissão organizadora geral da OERMESS, analisar o regulamento, definir as regras das modalidades, elaborar as tabelas dos jogos, as súmulas do árbitro, o processo de representação de cada escola, e, tomar medidas para o fiel compromisso desse regulamento.\nCada escola definirá uma comissão interna para organizar as atividades intercalasses e definir a representação da escola nos jogos extraclasse. \nA OERMESS, será disputada por escola e núcleo da rede Municipal do Ensino Fundamental I e II, organizada e divididos da seguinte forma:\n", "Indicadores": "Promover o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, em consonância com os compromissos do projeto da OERMESS , para transformar a educação.\n" }, { "Tipo": "PROGRAMAS", "Nome": "VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL", "Responsavel": "SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL", "Descricao": "Principais Metas:\n• Alcançar 100% da participação dos trabalhadores do SUAS nos serviços, projetos e programas ofertados pela Assistência Social;\n• Identificar pelo menos 80% do andamento dos serviços socioassistenciais;\n• Monitorar e avaliar os planos de ação das equipes;\n• Fazer análise dos sistemas que são alimentados pelos serviços Especial e Básico; Avaliar 100% o desenvolvimento anual dos serviços socioassistenciais.\nIndicadores de Impactos:\n", "Indicadores": "O fenômeno da pobreza e a desigualdade social são exemplos notáveis de indicadores e os seus reflexos que inviabilizam a transformação da vida dos usuários." } ] .: Instituto de Publicações - Instituto de Pesquisas Municipais :.